Dados do Trabalho


Título

A IMPORTANCIA DOS EXAMES DE ULTRASSOM OCULAR E TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE CRANIO PARA UM MELHOR PLANEJAMENTO CIRURGICO

Introdução

Objetivo: Este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância dos exames de imagem de ultrassom ocular e tomografia computadorizada de crânio para um melhor planejamento cirúrgico para retirada de tumor retrobulbar em um paciente canino.

Métodos

Relato do caso: Paciente canina, fêmea de 12 anos de idade, raça Pinscher foi atendida com queixa de aumento de volume em bulbo ocular esquerdo sem melhora após tratamento em clínica geral. No momento do atendimento oftalmológico a paciente apresentava exoftalmia com deslocamento importante do bulbo ocular esquerdo, causando estrabismo divergente, além de dificuldade em piscar, exposição da terceira pálpebra, hiperemia conjuntival 2+, catarata matura e ausência dos reflexos de ofuscamento, reflexo pupilar a luz direto e resposta a ameaça. A pressão intraocular estava elevada e o bulbo estava resistente a retropulsão. Como a forte suspeita é de alteração em órbita e por já haver recursos de ultrassonografia no momento do atendimento, a paciente foi submetida a ultrassonografia ocular, onde foi identificada uma alteração retrobulbar e solicitado como complementação diagnóstica a tomografia computadorizada de crânio.

Resultados

Resultados: No ultrassom ocular de olho esquerdo foi identificado lente luxada anteriormente com catarata, membranas vítreas móveis e descolamento de retina em espaço interno além de uma neoformação em órbita com identificação de fluxo em alguns pontos ao estudo com doppler colorido e que desloca anteriormente e lateralmente o bulbo ocular, alterando a curvatura de sua parede. Na tomografia computadorizada de crânio foi identificada uma extensa formação de partes moles em região retrobulbar esquerda, ocupando totalmente a cavidade orbital, medial ao olho esquerdo promovendo seu achatamento e deslocamento lateral, seguindo caudalmente em topografia do plexo oftálmico esquerdo, com íntimo contato, porém sem comprometimento de estruturas ósseas.

Conclusões

Conclusão: Com os achados no ultrassom ocular e na tomografia computadorizada de crânio a cirurgia proposta foi uma exenteração orbitária, onde o bulbo ocular e seus anexos foram removidos juntamente com o tumor e enviados para análise histopatológica, onde se identificou um quadro microscópico compatível com carcinoma. A paciente foi acompanhada por cerca de 9 meses com acompanhamentos e exames periódicos, onde não houve nem recidiva nem metástases detectáveis nos exames de imagem

Palavras Chave

Ultrassom ocular, tomografia computadorizada de crânio, formação retrobulbar

Arquivos

Área

ULTRASSOM

Categoria

OUTROS

Instituições

Médico Veterinário autônomo - São Paulo - Brasil

Autores

PIETRO DEMBERI MACHEIA, FÁBIO HENRIQUE REIS MENDES