Dados do Trabalho


Título

HIPERTENSAO INTRACRANIANA SECUNDARIA A TROMBOSE VENOSA : QUANDO O DIAGNOSTICO PRECOCE PRESERVA A VISAO

Introdução

A Trombose Venosa Cerebral (TVC) é uma doença cerebrovascular rara que geralmente afeta pacientes jovens1. É mais prevalente no sexo feminino em uma proporção de 5:1 , fato esse explicado pelo maior fator de risco da afecção que é o uso de Anticoncepcional Oral.

Métodos

Relato de caso com informações obtidas durante as consultas do serviço de Oftalmologia da FMABC e da revisão de literatura, de paciente encaminhada do serviço de pronto socorro.

Resultados

Paciente do sexo feminino, 21 anos, obesa, procurou pronto atendimento por fotofobia e dor a movimentação ocular associada a cefaléia occipital há 30 dias , com piora nos últimos dias. Relata uso regular de anticoncepcional (ACO) Diane 35 há 3 meses. A angiotomografia de crânio mostrou trombose venosa central (TVC) do seio transverso. Realizada punção liquórica com pressão inicial 84 e final 16 cm de H2O. Celularidade do líquor normal, sorologias negativas e sem alteração nas provas inflamatórias. Iniciado tratamento com anticoagulante Warfarin 5 mg 1xd, Acetazolamida 250 mg de 8/8h , além da suspensão do ACO e solicitado acompanhamento da Neuroftalmologia da FMABC em conjunto com a equipe da Neurologia que realizou o atendimento no pronto socorro. Ao exame Oftalmológico no Ambulatório de Neuroftalmologia: Acuidade visual (AV) de ambos os olhos (AO) sem correção 20/20, MOE sem alterações; biomicroscopia anterior AO sem alterações, reflexos fotomotores preservados; PIO 10 mmHg AO; Fundoscopia (FO) revelou edema de papila bilateral, moderado, apagamento dos vasos na borda, hemorragias e exsudatos algodonosos (Figura 01). A campimetria visual mostrava aumento da mancha cega em ambos os olhos e a tomografia de coerência óptica mostrava espessamento da camada de fibras nervosas peripapilar e células ganglionares normal. Aumentada a dose da Acetazolamida 250 mg (1250mg dia), mantido Warfarin 5 mg e prescrito Slow K.

Conclusões

O diagnóstico de trombose venosa cerebral (TVC) permanece desafiador devido a uma ampla gama de manifestações clínicas.
É importante considerar que a resolução do quadro de hipertensão intracraniana pode ser prolongado, sendo, dessa forma, o acompanhamento oftalmológico fundamental

Palavras Chave

hipertensão intracraniana, papiledema, trombose venosa cerebral, anticoncepcional oral

Arquivos

Área

NEURO-OFTALMOLOGIA

Categoria

RESIDENTE OU FELLOW

Instituições

fmabc - São Paulo - Brasil

Autores

PATRÍCIA CRISTINA DE CAIRES RODRIGUES, STELA SOUZA PEÑA, TATYANE MILANEZI, VAGNER LODUCA LIMA, ANA LAURA MOURA