Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLOGICO DOS PACIENTES ATENDIDOS NA “AÇAO PELO DIABETES” EM JOINVILLE-SC

Introdução

O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença metabólica crônica que afeta mais de 15,8 milhões de pessoas no Brasil(1). Uma das principais consequências do DM é a Retinopatia Diabética (RD), que está relacionada ao tempo de evolução da doença e à dificuldade do controle glicêmico. Ações preventivas para conscientização populacional sobre a importância do controle glicêmico podem trazer impacto na incidência de RD(2).

Métodos

Trata-se de um estudo observacional, descritivo e transversal a partir da análise de dados de 138 pacientes atendidos na “Ação pelo Diabetes” em espaço público em um shopping na cidade de Joinville-SC. Não houve restrições quanto ao público atendido. Variáveis estudadas foram idade, gênero, diagnóstico prévio de DM, uso de insulina ou metformina, medida de HGT (Bioland® G-500) e de pressão arterial sistêmica, presença de retinopatia e/ou nefropatia diabética e histórico pessoal de acidente vascular cerebral. A presença de jejum não foi verificada. Não foi realizada análise estatística pelos testes clássicos, visto que a amostra foi avaliada de forma espontânea e não foi controlada. A análise estatística foi realizada pelo Excel, pacote Microsoft®.

Resultados

Participaram da “Ação pelo Diabetes” 138 pessoas, 50 (36,2%) eram do sexo masculino e 88 (63,8%) do feminino. A prevalência de DM foi de 11%, sendo mais frequente entre o sexo feminino (60,0%) e na faixa etária acima de 60 anos (70,4%). Entre as pessoas com diagnóstico prévio de DM, prevaleceu-se a aderência ao uso de metformina para o tratamento (86%), entre esses, a minoria afirmou necessidade de insulinoterapia (23%). Entre os pacientes com DM, 86,6% afirmaram não apresentar RD. A média da glicemia encontrada no momento da realização do glicoteste foi de 104,63mg/dL, sendo a mínima de 52mg/dL e a máxima, 444mg/dL. A maior medida da pressão arterial foi de 180/80mmHg e a menor, de 110/40mmHg.

Conclusões

Os resultados revelam aspectos importantes sobre o cenário do DM em Joinville. A predominância do DM em mulheres com mais de 60 anos ressalta a importância de estratégias de prevenção voltadas a grupos demográficos específicos dentro da rede pública de saúde. O uso de metformina pode ser uma estratégia importante para o controle glicêmico e consequente redução da incidência da RD. Ações informativas e orientativas podem impactar positivamente na prevenção e controle da doença, especialmente em relação à presença de RD(3).

Palavras Chave

Diabetes mellitus, Joinville, Retinopatia Diabética, Metformina, Glicemia.

Arquivos

Área

RETINA

Categoria

ALUNO DE GRADUAÇÃO

Instituições

Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. - Santa Catarina - Brasil

Autores

MARIA EDUARDA BONETTI SCHULZ, LUANA COLLETE DE ALMEIDA XAVIER DE OLIVEIRA, PATRÍCIA ANDRESSA NOSSAL, JÚLIA WARMLING DUDY, PATRÍCIA ZANOTELLI CAGLIARI