Dados do Trabalho


Título

CORPO ESTRANHO INTRACRISTALINIANO "IDIOPATICO": A IMPORTANCIA DO EXAME PRE OPERATORIO

Introdução

A opacificação do cristalino é comum após trauma ocular contuso ou penetrante, e resulta em perda significativa da visão a curto e longo prazo. A gravidade do trauma e a integridade do saco capsular determinam o tipo de catarata desenvolvida e a evolução clínica. A cirurgia para catarata traumática é mais complexa, principalmente se associada a rotura de cápsula, dano aos ligamentos zonulares ou presença de sinéquias.

Métodos

O presente estudo é um relato de caso de uma paciente que apresentou catarata no olho esquerdo e que, durante exame oftalmológico pré operatório, observou-se a existência de corpo estranho intra ocular, apesar de negar antecedente pessoal de traumas.

Resultados

Paciente do sexo feminino, 78 anos, hipertensa, compareceu no serviço relatando baixa acuidade visual progressiva e indolor, pior em olho esquerdo (OE), há 1 ano. Negava traumas ou outras queixas. Ao exame oftalmológico, apresentava acuidade visual com melhor correção em olho direito (OD) de 20/30 e em OE de 20/50, com baixa ametropia. À biomicroscopia, apresentava em OD catarata subcapsular posterior 1+ e em OE catarata nuclear 2+ e subcapsular posterior 2+, com uma opacidade vertical central nuclear, bem delimitada. Ao OCT de câmara anterior, mostrava a presença de corpo estranho intracristaliniano hiperrefletivo vertical bem delimitado. Ao UBM, observou-se 3 ecos hiperrefletivos, lineares, medindo 0,50 x 0,52 x 0,07 mm, 0,40 x 0,82 x 0,07 mm e 0,25 x 0,23 x 0,08 mm, compatíveis com corpo estranho metálico, associado a interrupção pequena de ligamentos zonulares das 6-7 horas. Dessa forma, foi realizada cirurgia de facoemulsificação em OE sem intercorrências, com parâmetros reduzidos, sem necessidade de anel capsular. Paciente segue em pós operatório, apresentando acuidade visual de 20/20 e J1 com correção.

Conclusões

Esse relato reforça a importância de se realizar um bom exame pré-operatório para prever complicadores na hora da cirurgia. Uma avaliação e um planejamento pré-operatório completos são cruciais para alcançar resultados bem-sucedidos e uma boa acuidade visual final.

Palavras Chave

CATARATA TRAUMÁTICA
CORPO ESTRANHO INTRAOCULAR

Arquivos

Área

CATARATA

Categoria

RESIDENTE OU FELLOW

Instituições

IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO - São Paulo - Brasil

Autores

LUIZA MOSCHETTA ZIMMERMANN, NATÁLIA PELLEGRINELLI, GUILHERME VIEIRA PEIXOTO, SERGIO FERREIRA SANTOS DA CRUZ, RENATA DE LARA CAMPOS COELHO, PATRICIA NOVITA GARCIA