Dados do Trabalho


Título

Esporotricose ocular: síndrome oculoglandular de Parinaud e dacriocistite concomitantes

Introdução

A Síndrome Oculoglandular de Parinaud é uma doença pouco frequente, caracterizada por quadro febril associado à adenomegalia localizada e conjuntivite granulomatosa. Apesar de estar relacionada principalmente à doença da arranhadura do gato, diversos agentes etiológicos devem ser aventados. O objetivo deste caso é reforçar a relevância da esporotricose como diagnóstico diferencial em quadros de SOP no Rio de Janeiro.

Métodos

Análise retrospectiva de prontuário e revisão de literatura

Resultados

Paciente de 6 anos, sexo feminino, com síndrome febril, adenomegalia dolorosa submentoniana, cervical anterior e inguinal, edema periorbitário à direita, secreção ocular e odinofagia, com evolução de 3 semanas. Em uso de Oxacilina há 7 dias, sem melhora. Mãe negava contato da paciente com gatos. À biomicroscopia de OD, apresentava edema e hiperemia de pálpebras, tumoração endurecida em região maxilar, na topografia do saco lacrimal, conjuntivite folicular, secreção ocular esbranquiçada não relacionada à expressão do saco lacrimal. Biomicroscopia de OE e fundoscopia de AO sem alterações. Diante do quadro clínico, a principal hipótese diagnóstica tornou-se a SOP. Foi submetida à cultura de secreção ocular, raspado de conjuntiva e biópsia de linfonodo submentoniano, sendo diagnosticada esporotricose a partir do estudo histopatológico. Iniciado tratamento com Itraconazol 100mg por dia, com boa resposta terapêutica.

Conclusões

Apesar da literatura internacional apontar a doença da arranhadura do gato como a principal causa de SOP, no Rio de Janeiro, a esporotricose é a primeira etiologia a ser considerada. Nesses casos, o tratamento com Itraconazol, salvo em formas sistêmicas, leva à cura da doença e reduz a chance de sequelas.

Palavras Chave

Esporotricose, Síndrome Oculoglandular de Parinaud, dacriocistite, conjuntivite granulomatosa

Arquivos

Área

DOENÇAS EXTERNAS OCULARES E CÓRNEA

Categoria

RESIDENTE OU FELLOW

Instituições

HFSE - Hospital Federal dos Servidores do Estado - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

RAFAELA VALENTIM GOLDENZON, VIVIAN LONDON, ISABELLE QUEIROZ FAVRE, GABRIELA YEA-HUEY YANG, IAN CURI BONOTTO