Dados do Trabalho


Título

CROSSLINKIG NO TRATAMENTO DE CERATOMALACEA EM UM CAO

Introdução

Noa animais a ceratomalacea ou "melting" corneano é uma condição grave que pode evoluir para perfuração ocular e perda de visão. O uso do crosslinking para tratamento da ceratomalacea consiste na aplicação de riboflavina na lesão que será ativada por um feixe de UVA, estimulando a reorganização das fibras de colágeno favorecendo o processo de cicatrização da córnea. O objetivo deste trabalho é descrever um caso de ceratomalacea em um cão submetido ao crosslinking.

Métodos

Foi atendido um cão da raça Spitz Alemão, de 5 anos de idade com opacidade na córnea, aspecto coeneano gelatinoso, desconforto e hipópio com rápida evolução no olho esquerdo. Após o diagnóstico de úlcera de córnea em melting, iniciou-se o uso de colírios Vigamox e EDTA dissódico 0,35 % acada 2 horas, além do uso oral de antibiótico, anti-inflamatório e analgésico, com uso de colar protetor. O animal foi encaminhado para crosslinking, realizado sob anestesia inalatória, após coleta de material para cultura de bactérias e fungos. Foi feita cantotomia com o sistema emissor de UVA Cerathos DFV e aplicação de riboflavina 0,1% e Dextran 20% a cada 3 minutos durante 30 minutos e Trans cxl b2 a cada 3 minutos, com protocolo de 3 mW cm²/35 minutos.

Resultados

Após 15 dias houve cicatrização da lesão com leucoma e vascularização local e prescrito colírios Ster a cada 8 horas e Hyabak a cada 6 horas. Após 30 dias, o olho estava visual e apresentava leucoma central, vascularização e melanose na região dorsal.
O uso do crosslinking associado ao tratamento medicamentoso, nesses casos de ceratomalácea como este relato, é indicado por ser um procedimento rápido, não invasivo e que melhora a resistência da córnea logo após sua realização, como neste relato, onde a córnea se apresentou mais firme e menos abaulada imediatamente após o crosslinking. O leucoma e melanose que ocorreram neste caso é descrito como comum no processo de cicatrização da córnea. Embora seja comum a contaminação por microrganismos na ceratomalácea, neste caso relatado não houve crescimento fúngico nem bacteriano na amostra coletada.

Conclusões

A técnica de Crosslinking foi eficaz para o tratamento do melting corneano contribuindo para a breve recuperação do paciente, com melhora da acuidade visual e conforto ocular.

Palavras Chave

Crosslinking, ceratomalácea, córnea.

Arquivos

Área

OUTROS

Categoria

ALUNO DE PÓS GRADUAÇÃO (MESTRADO OU DOUTORADO)

Instituições

Anclivepa - SP - São Paulo - Brasil

Autores

CRISTIANE SILVA ROMERO GONÇALVES, MARIANA TERZARIOL, DANIELA PEREIRA, FRANCIELA LUQUE