Dados do Trabalho


Título

SINDROME DE URRETS-ZAVALIA APOS FACOEMULSIFICAÇAO: RELATO DE CASO

Introdução

A Síndrome de Urrets-Zavalia (SUZ), também conhecida como Síndrome da Pupila Fixa, foi inicialmente descrita por Castroviejo e posteriormente publicada por Alberto Urrets-Zavalia Jr. em 1963. Este fenômeno, caracterizado por pupila atrófica e midriática, tem sido associado a diversas cirurgias oftalmológicas, gerando especulações sobre seus fatores de risco, fisiopatologia e etiologia.
A catarata é um dos possíveis fatores para o desenvolvimento da SUZ, especialmente devido à prevalência da facoemulsificação com implante de lente intraocular como procedimento padrão para sua reversão. Estudos indicam uma estreita relação entre a técnica desta cirúrgia e a incidência da SUZ.
O objetivo deste relato é descrever um caso de Síndrome de Urrets-Zavalia após facoemulsificação e implante de lente intraocular (LIO).

Métodos

As informações foram obtidas por meio da avaliação do prontuário, anamnese e registro fotográfico dos métodos diagnósticos aos quais o paciente foi submetido, seguido de revisão da literatura.

Resultados

Paciente sexo feminino, 72 anos, em seguimento oftalmológico devido o diagnostico de glaucoma em uso de Ganfort UD. Ao exame apresentava acuidade visual (AV) com a melhor correção de 20/40 em olho direito (OD) e 20/25 em olho esquerdo (OE), pressão intraocular (PIO) 14 mmhg em ambos os olhos (AO). Sendo indicada a facectomia em olho direito devido a catarata nuclear associada a subcapsular posterior.
A paciente foi submetida a cirurgia onde foi realizada seguindo a técnica de facoemulsificação, não sendo relatada complicações perioperatórias. Evoluindo no pós-operatório com baixa acuidade visual, aumento de pressão intraocular e midríase fixa.

Conclusões

Este relato destaca a importância do reconhecimento desta rara síndrome que classicamente não está associada a pacientes submetidos à facoemulsificação. E a implementação de uma abordagem terapêutica rápida, envolvendo o controle da pressão intraocular, sendo crucial para otimizar os resultados visuais e minimizar complicações a longo prazo.

Palavras Chave

Catarata, Urrets-Zavalia, Iris, Facoemulsificacao, Pos-Operatorio

Arquivos

Área

CATARATA

Categoria

RESIDENTE OU FELLOW

Instituições

Instituto Prevent Senior - São Paulo - Brasil

Autores

JOSE MARIA HONORIO DE CARVALHO NETO, ANA LUIZA PRIETO FARINASSI, TATYANE CHINASSO, LISSA KAORI TAROMARU, JOSENALVA CASSIANO FONTAN, GUSTAVO YAMAMOTO