Dados do Trabalho


Título

O PAPEL DO EPITELIO PIGMENTADO DA RETINA NA INFLAMAÇAO

Introdução

A retina é uma estrutura neural complexa responsável pela visão. Ela é composta por dez camadas de células, sendo a mais externa o epitélio pigmentar retiniano (EPR). O EPR desempenha diversas funções essenciais para a manutenção da retina, incluindo a formação da barreira hematorretiniana, a absorção da luz, a reciclagem dos fotorreceptores, a fagocitose e a secreção de citocinas.

Métodos

Esta revisão bibliográfica foi realizada com base em dados publicados entre 2013 e 2023 em português e inglês. As bases de dados consultadas foram SCIELO, BVS, Google Acadêmico e PubMed.

Resultados

O EPR atua como uma barreira semipermeável que regula a entrada e saída de substâncias da retina. Ele é composto por células cuboides que apresentam grânulos de melanina. A melanina é responsável pela absorção da luz, o que protege os fotorreceptores da retina da exposição excessiva à luz. O EPR também desempenha um papel importante na reciclagem dos fotorreceptores. Os fotorreceptores são células sensíveis à luz que se localizam na camada mais interna da retina que são responsáveis pela captação da luz e pela geração dos impulsos elétricos que são transmitidos ao cérebro. O epitélio também auxilia na fagocitose, sendo este o processo de ingestão e digestão de partículas estranhas ou danificadas, sendo assim essencial para a remoção de detritos e células mortas da retina. Ademais, o EPR desempenha papel importante na resposta inflamatória ocular, atuando como fonte de citocinas e alvo de células inflamatórias (linfócitos, mastócitos, eosinófilos e plaquetas). Como barreira, o EPR pode atuar impedindo que as células inflamatórias entrem na retina através da produção de moléculas que atraem células inflamatórias e as aderem na superfície do EPR.

Conclusões

O EPR é uma camada da retina que surge no estágio inicial do desenvolvimento retiniano e apresenta extrema importância na manutenção da função visual e do ciclo visual. As células epiteliais pigmentares da retina apresentam função fagocítica, antioxidante e de barreira celular do EPR, o que reduz as complicações relacionadas à inflamação ocular e estresse oxidativo. Sendo assim, qualquer desequilíbrio na polaridade do EPR, destruição da barreira celular e qualquer instabilidade da retina podem ser fatores contribuintes na patogênese das diversas retinopatias existentes.

Palavras Chave

Retina, Epitélio pigmentado da retina, Função, Inflamação ocular.

Arquivos

Área

RETINA

Categoria

ALUNO DE GRADUAÇÃO

Instituições

Universidade Santo Amaro - São Paulo - Brasil

Autores

RENATO GIOVEDI NETO, GIOVANNA BONATTO LUCA, MARCELLA CARVALHO TAVARES ARRIAGA FERNANDES, MARINA PEREIRA BOZELLI, OTÁVIO FERREIRA FELICIO, EDUARDO SALIM ACHKAR FILHO