Dados do Trabalho


Título

CERATITE POR ACANTHAMOEBA EM USUARIO DE LENTE DE CONTATO : RELATO DE CASO

Introdução

A ceratite por Acanthamoeba, é uma infecção parasitária rara e grave, com mais frequência em usuários de lentes de contato. Caracteriza-se frequentemente por dor desproporcional aos achados clínicos tardio de infiltrado estromal em formato de anel.

Métodos

Relato de caso de Ceratite por Acanthamoeba.

Resultados

V.S.C, feminino, 44 anos, portadora de epilepsia, teve crise convulsiva há 09 dias e permanecendo com lente de contato, sem fazer a troca, evoluiu com dor intensa em olho direito (OD), associado a hiperemia, edema, ardência, cefaleia. Acuidade visual de percepção luminosa em OD e conta dedos há 1 metro em olho esquerdo (OE). Pressão intraocular dentro da normalidade em ambos os olhos. Biomicroscopia de OD: pálpebras com edema 2+/4+, injeção ciliar 360º, córnea com opacidade estromal em formato anelar paracentral, corando fluoresceína com ceratite puntacta, câmara anterior ampla e sem reação, irís trófica, pupila fotorreagente, cristalino transparente. Biomicroscopia em OE sem alterações. O diagnóstico foi confirmado pela microscopia confocal, pois a cultura não apresentou alteração. Foi iniciado o tratamento com Biguanida 0.02% 1/1h em OD, porém o paciente perdeu seguimento pois retornou a sua cidade natal.

Conclusões

O prognóstico para Acanthamoeba é pior do outros tipos de ceratite infecciosa e, portanto, a prevenção é muito importante. No entanto, especialmente se detectado precocemente antes do início da doença estromal, resultados satisfatórios certamente podem ser alcançados.

Palavras Chave

Ceratite por Acanthamoeba

Arquivos

Área

DOENÇAS EXTERNAS OCULARES E CÓRNEA

Categoria

RESIDENTE OU FELLOW

Instituições

HOSPITAL SANTO AMARO - São Paulo - Brasil

Autores

THIAGO DE SOUZA PERUSSOLO, JOSÉ LAÊRCIO DE ARAÚJO FILHO, DIEGO COSTA FREITAS, MARIANA MIYAZI, ALEXANDRE XAVIER DA COSTA