Dados do Trabalho


Título

UVEITE ANTERIOR AGUDA COMO MANIFESTAÇAO EXTRAINTESTINAL PREVIA AO DIAGNOSTICO DE RETOCOLITE ULCERATIVA: RELATO DE CASO

Introdução

As doenças inflamatórias intestinais (DIIs) são condições sistêmicas que apresentam inúmeras manifestações extraintestinais. Estas podem ocorrer antes do início dos sintomas intestinais, demonstrando a importância de serem reconhecidas a fim de iniciar procedimentos diagnósticos apropriados. Dentre elas, as manifestações oculares são as terceiras mais prevalentes. Os acometimentos mais comuns são episclerite, esclerite e a uveíte. Este estudo visa relatar um caso de uma paciente feminina sem comorbidades prévias, que manifestou Uveíte Anterior Aguda em OD como primeira manifestação extraintestinal de DII.

Métodos

Relato de caso. Coleta de dados realizada via prontuário com respectiva revisão da literatura nas bases de dados PubMed, Scielo e Elsevier.

Resultados

Paciente feminina, 31 anos, vem a consulta ambulatorial com hiperemia conjuntival, fotofobia e dor leve em OD há 4 dias. Apresenta história oftalmológica pregressa negativa. Relata alterações do hábito intestinal de longa data. Ao exame físico oftalmológico, a acuidade visual é de 20/20 AO. Na lâmpada de fenda (OD), há hiperemia conjuntival, células e flare na câmara anterior. Fundoscopia é normal. Diante disso, constatou-se que se tratava de um caso de Uveíte Anterior. Além disso, foi orientada a importância de procurar um médico especialista para avaliar quadro intestinal. Em dezembro/21, a paciente foi diagnosticada com Retocolite Ulcerativa (RCU). Assim, foi possível observar a associação da Uveíte Anterior com o quadro diarreico, tratando-se então de uma manifestação extraintestinal da RCU.

Conclusões

A uveíte pode preceder o diagnóstico de DII e o conhecimento sobre os fatores de risco para o aparecimento das manifestações da patologia em pacientes com DII ainda é limitado. Dessa forma, sugere-se que epítopos compartilhados da mucosa intestinal e da úvea contribuem para a patogênese. Na literatura, há estudos demonstrando que, dentre os indivíduos com RCU, a uveíte se manifestou em 3,5% dos enfermos com doença inativa e em 4,1% dos enfermos com doença ativa. No caso relatado, observou-se que a paciente estava ainda com RCU inativa quando do diagnóstico da uveíte. Dessa maneira, a identificação da uveíte como um indicador potencial de risco de DII pode ser valiosa para permitir a identificação de uma população suscetível que pode se beneficiar da vigilância direcionada para facilitar a detecção precoce das manifestações extraintestinais, bem como do tratamento oportuno da DII.

Palavras Chave

Doença Inflamatória Intestinal (DII); Uveíte Anterior; Manifestação extraintestinal; Retocolite Ulcerativa (RCU).

Arquivos

Área

ÚVEA

Categoria

ALUNO DE GRADUAÇÃO

Instituições

Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI - Santa Catarina - Brasil

Autores

PEDRO HENRIQUE LORENZ FREITAS, ARTHUR GARBINATO GUIDI, MUNIQUE KURTZ DE MELLO