Dados do Trabalho


Título

ACUTE MACULAR NEURORETINOPATHY POR FEBRE CHIKUNGUNYA

Introdução

Relatar caso de acute macular neuroretinopathy associado a febre Chikungunya

Métodos

Levantamento retrospectivo de prontuário médico

Resultados

Paciente feminina de 33 anos previamente hígida refere que em 27/12/23 teve início de quadro de exantema e artralgia em pé direito. Assim, foi aventado diagnóstico de febre chikungunya e confirmado com sorologias reagentes para esse vírus (IgG e IgM) e não reagentes para dengue. Já em melhora clínica, em 03/01/24 notou em olho esquerdo (OE) escotoma paracentral, fixo, não progressivo, sem outros sintomas oculares. Ao exame oftalmológico apresentou: acuidade visual com melhor correção de 20/20 de ambos os olhos (AO), pressão intraocular de 13 /14 (OD/OE), biomicroscopia anterior e fundoscopia dentro da normalidade de AO. Nos exames complementares, OD não apresentou alterações. Na fig 1 temos à esquerda: retinografia de nearinfrared reflectance na qual foi observada em OE uma lesão perifoveal, acinzentada petalóide apontada em direção a fóvea / Direita: optical coherence tomography (OCT) de OE foi identificado uma banda hiperrefletiva ao nível da plexiforme externa além de sinal reduzido da zona elipsóide . Na fig 2 temos os exames de retinografia de grande angular e a autofluorescência de grande angular de olho esquerdo sem alterações. Assim, a combinação dos achados sugerem o diagnóstico de acute macular neuroretinopathy (AMN). Essa lesão geralmente acomete mulheres jovens em sua terceira década de vida. Acredita-se que a lesão decorre por comprometimento dos plexos capilares profundos retinianos que podem estar relacionados com inflamação sistêmica de doenças auto-imunes e/ou infecciosas inclusive com arboviroses como a dengue e a chikungunya. Não há tratamento específico e o prognóstico das lesões são variados.

Conclusões

O diagnóstico dessa afecção retiniana é desafiador pois o exame oftalmológico geral não demonstra sinais evidentes da lesão e mesmo na propedêutica armada é necessário análise minuciosa. Assim, conhecimento dessa associação pode ajudar a aumentar o grau de suspeição clínica.

Palavras Chave

Chikungunya Retina AMN uvea OCT

Arquivos

Área

ÚVEA

Categoria

OUTROS

Instituições

Retina Clinic - São Paulo - Brasil

Autores

JOHN CHII TYNG CHAO, BERNARDO MONTE NUNES ARAÚJO, FELIPE BELTRÃO MEDEIROS, RICARDO OKADA NAKAGHI, GABRIEL ANDRADE, ANDRE CORREA MAIA CARVALHO