Dados do Trabalho


Título

MECANISMO DE AÇAO DOS NEUROTRANSMISSORES DA RETINA

Introdução

A retina é uma parte do diencéfalo que recebe estímulos diretos para formação de imagens. Ela possui um papel crucial na percepção visual, especialmente na detecção de luz e transmissão de sinais visuais para o cérebro. Existem diversos neurotransmissores na retina para que a sua função seja corretamente realizada. Dentre eles, o glutamato e o GABA são os mais importantes. O glutamato facilita a transmissão de informações entre fotorreceptores, células bipolares e células ganglionares, enquanto interneurônios, como células amácrinas e horizontais, utilizam o GABA. Dessa forma, o objetivo deste estudo é revisar sistematicamente as informações já conhecidas sobre os principais mecanismos de ação dos neurotransmissores GABA e Glutamato na retina.

Métodos

Trata-se de uma revisão sistemática na qual a pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de dados SciELO e PUBMED. Foram utilizadas as palavras chaves em inglês: “Neurotransmissores", "Retina", "Mecanismos de ação", "GABA" e "Glutamato".

Resultados

Após ser liberado por fotorreceptores, células bipolares e células ganglionares, o glutamato é eliminado do espaço extracelular por mecanismos de transporte de alta afinidade. Ele é o principal neurotransmissor excitatório na realização do processo de fototransdução, no qual o fóton de luz é convertido em sinal elétrico que ocorre nas células fotorreceptoras, denominadas cones e bastonetes. Além disso, o glutamato é liberado por fotorreceptores na camada externa da retina e as células bipolares ON e OFF realizam liberação do neurotransmissor na camada plexiforme interna da retina.

Já em relação ao GABA, ele é o principal neurotransmissor inibitório uma vez que bloqueia sinais cerebrais e diminui as atividades do sistema nervoso central. O GABA é encontrado, principalmente, nas camadas internas da retina, sendo utilizado pelas células horizontais, bipolares e amácrinas da retina. Ele realiza três formas de inibição nas células: indução da hiperpolarização; manutenção da célula em repouso; aumento na condutância da membrana.

Conclusões

O estudo evidencia a importância da compreensão dos mecanismos que comandam a função visual através da análise dos neurotransmissores na retina. Esta, por sua vez, desempenha um papel na detecção de luz e na transmissão de sinais visuais para o cérebro. O glutamato, neurotransmissor inibitório, facilita a transmissão de informações entre diferentes camadas oculares, enquanto o GABA, neurotransmissor inibitório, é utilizado por interneurônios.

Palavras Chave

Neurotransmissores (Neurotransmitters); Retina (Retina); GABA (GABA); Glutamato (Glutamate); Mecanismos de ação (Mechanism of action)

Arquivos

Área

RETINA

Categoria

ALUNO DE GRADUAÇÃO

Instituições

Universidade de Santo Amaro - São Paulo - Brasil

Autores

MANUELA BRAGA PIRES, CAROLINA CAMPOS TASSO NICASTRO, EDUARDO SALIM ACHKAR FILHO, MARIANA PINHEIRO LIMA, SOPHIA BERMAL OLIVEIRA, VITOR MARTINS VIEIRA