Dados do Trabalho


Título

ANALISE DA CULTURA DE MICROBIOTA TOPICA CONJUNTIVAL EM PACIENTES EM REGIME DE INJEÇOES INTRAVITREAS EM USO DE ANTIBIOTICOPROFILAXIA COM COLIRIO DE OFLOXACINO 0,3%

Introdução

O tratamento de doenças oculares através da injeção intravítrea é um marco recente e que se propagou com rapidez por todo o mundo e se tornou um dos procedimentos mais realizados na oftalmologia. Diversas complicações foram descobertas a partir desta ampla difusão do procedimento desde inflamações até a endoftalmite. O objetivo do estudo foi analisar a microbiota conjuntival de pacientes do ambulatório de retina da oftalmologia da FMABC em regime de injeções intravítreas que estavam em uso de colírio ofloxacino 0,3% para profilaxia infecciosa.

Métodos

Estudo de caráter longitudinal prospectivo realizado no ambulatório de retina do departamento de oftalmologia da faculdade de medicina do ABC. Foram incluídos apenas os pacientes em uso de colírio ofloxacino 0,3% de 6 em 6 horas por 7 dias após suas aplicações intravítreas. E o material então foi levado para cultura e antibiograma.

Resultados

Foram coletadas 152 amostras, destas 85,5% (p < .05) apresentaram alguma forma de resistência antibiótica. Do total de 121 participantes 89 tinham realizado ao menos 3 injeções intravítreas até o momento. 86 (96,3%) destes pacientes demonstraram alguma forma de resistência antibiótica, 100% deles a fluorquinolonas e 84 (97,6%) a penicilinas.
Um número impressionante, já que outros estudos demonstraram até mesmo uma incidência nula de positividade para cultura de olhos que não fizeram uso de antibioticoprofilaxia após a injeção intravítrea. Além de haver uma incidência parecida de endoftalmite entre pacientes que usam colírio antibiótico após suas injeções e os que não o fazem. Pode-se afirmar também que o primeiro grupo estará em maior risco para endoftalmites de pior desfecho clínico dado o perfil de resistência selecionado pelo uso crônico de antibióticos.

Conclusões

PVPI permanece como o padrão ouro para a antissepsia na realização das injeções intravítreas sem o uso associado de antibioticoprofilaxia. Nosso estudo demonstrou resultados que reforçam esse conceito e potencializam a importância desse assunto no âmbito de segurança do paciente e da medicina baseada em evidências.

Palavras Chave

Endoftalmite, Microbiota conjuntival, injeção intravítrea

Arquivos

Área

RETINA

Categoria

RESIDENTE OU FELLOW

Instituições

FACULDADE DE MEDICINA DO ABC - São Paulo - Brasil

Autores

LUCA BONGIOVANNI, JULIO ABUCHAM, RAFAEL CUNHA DE ALMEIDA, VAGNER LODUCA LIMA