Dados do Trabalho


Título

Idoso com meningioma clinoidal: a importância do oftalmologista no diagnóstico de tumores SNC

Introdução

O oftalmologista é o primeiro especialista procurado na perda visual súbita. O objetivo deste estudo é ressaltar sua importância no diagnóstico precoce de tumores do Sistema Nervoso Central (SNC) que comprimem vias ópticas.

Métodos

Relato de caso de perda visual por meningioma clinóide, em idoso avaliado periodicamente entre 2021 e 2023, em São Paulo - SP.

Resultados

Homem, 79 anos, sem comorbidades. Avaliação oftalmológica sem alterações em 2021 e 2022. Em agosto/2023: AVCC: 0,05-OD e 0,25-OE. Tonometria de aplanação e motilidade ocular extrínseca sem anormalidades. Fundoscopia AO: atrofia peripapilar e leve estreitamento arteriolar. CVC: escotomas absolutos no campo superior e arqueado inferior em OD e dentro da normalidade OE.
Tomografia inicial: SNC normal. Ainda no mesmo mês, evoluiu para amaurose OD, retornando ao oftalmologista. Ressonância (RM) SNC evidenciou meningioma clinóide direito causando efeito compressivo sobre vias ópticas e desvio de linha média, motivo da ressecção cirúrgica de urgência.
Meningiomas são 20% dos tumores de SNC. Meningiomas clinóides compreendem 34-43,9% de todos os meningiomas da asa esfenoidal e frequentemente comprimem o nervo óptico. Sintomas visuais ocorrem precocemente na maioria dos casos.

Conclusões

Na investigação de perda visual súbita, em idosos, a hipótese de efeito compressivo de meningioma clinóide é rara, entretanto fundamental ao oftalmologista.

Palavras Chave

Perda Visual, Idoso, Meningioma clinoidal

Arquivos

Área

NEURO-OFTALMOLOGIA

Categoria

RESIDENTE OU FELLOW

Instituições

HOSPITAL CEMA - São Paulo - Brasil

Autores

ANDRÉ LUIS DE PINHO EL - SARLI, GUIDO AQUINO JUNIOR, CLAUDIA SOARES ALVES, FABIANO HENRIQUE ORSI, ALESSANDRO MARCOS DA SILVA GOMES, FABIO UEZATO