Dados do Trabalho


Título

CERATOPLASTIA LAMELAR AUTOLOGA PARA CORREÇAO DE PERFURAÇAO CORNEANA EM PUG

Introdução

A ceratoplastia lamelar é uma opção de transplante que corrige lesões profundas e pequenas perfurações corneanas (Kim et al. 2019). O objetivo desse trabalho é relatar um caso de ceratoplastia lamelar autóloga para perfuração corneana em um Pug. Palavras-chave: autólogo, ceratoplastia, córnea.

Métodos

Foi atendido um Pug, 2 anos, com olho único, olho direito (OD), apresentando pequena perfuração corneana tamponada (Figura 1). Foi indicado ceratoplastia lamelar utilizando lamela de córnea autóloga. O tecido doador foi obtido na porção saudável do próprio OD, localizada na região temporal da córnea, de onde foi retirada uma lamela de 40% de espessura e 5 mm de circunferência, portanto, 1 mm maior que a área da lesão. A lamela foi posicionada de maneira que as bordas entre ela e a área receptora ficassem bem coaptadas para receberem 8 pontos equidistantes em padrão simples separado (Figura 2). Por fim, foi colocada lente de contato Acuvue®, realizada tarsorrafia temporária por 7 dias, visando conforto e proteção, também foi prescrito analgésico, antibiótico e lubrificante.

Resultados

Após 7 dias, foram retiradas a tarsorrafia e a lente de contato, com 21 dias, os pontos, e após 60 dias o paciente recebeu alta, mantendo a prescrição de lubrificante na frequência de 2 vezes ao dia em uso contínuo. O resultado foi olho íntegro, visual, com pigmentação discreta e leucoma moderado (Figura 3). Dorbandt et al. 2015 e Lacerda et al. 2016 afirmam que nas técnicas de enxertos conjuntivais são observados prejuízos na transparência quando comparados aos transplantes de córnea. Estudos de Jaksz et al. 2020, evidenciam que as vantagens do transplante autólogo estão relacionadas à disponibilidade de tecido saudável para a realização da técnica, bem como à minimização dos efeitos antigênicos entre receptor e tecido doador, reduzindo substancialmente as chances de rejeição do enxerto.

Conclusões

Optou-se pela técnica de ceratoplastia lamelar autóloga devido às condições de olho único, perfuração pequena, praticidade de obter tecido doador, melhor prognóstico na transparência e menor probabilidade de rejeição.

Palavras Chave

Palavras chave: autólogo, ceratoplastia, córnea.

Arquivos

Área

DOENÇAS EXTERNAS OCULARES E CÓRNEA

Categoria

OUTROS

Instituições

Anclivepa SP - São Paulo - Brasil

Autores

ULISSES JOSÉ COSTA RODRIGUES, LAISE MICHI YAMASHIRO, ERIC ORLANDO BARBOSA MOMESSO