Dados do Trabalho


Título

ANEURISMA SACULAR EM PACIENTE ASSINTOMATICO: UM RELATO DE CASO

Introdução

A avaliação neuro-oftalmológica é uma ferramenta importante para elucidação de diagnósticos. Dentre os exames neuro-oftalmológicos, o reflexo pupilar se destaca pela praticidade e confiabilidade. A presença de defeito pupilar aferente relativo (DPAR) demonstra lesão unilateral da via aferente e permite levantar hipóteses, como aneurismas intracranianos, a serem confirmadas com exames de imagem. A artéria carótida interna (ACI) é o local de maior ocorrência de aneurismas intracranianos, estando associado a um risco de ruptura elevado e evolução clínica desfavorável. Os aneurismas intracranianos grandes (> 10 mm) são lesões benignas que oferecem 6% de risco de ruptura em 1 ano.

Métodos

Relato de Caso por meio de avaliação oftalmológica e análise de prontuário.

Resultados

L.C.M., masculino, 70 anos, apresenta glaucoma há 35 anos, em uso de Maleato de Timolol 0,5% 12/12h. Ao exame, paciente assintomático apresentava acuidade visual com correção 20/20 em ambos os olhos (AO); Pressão intraocular (PIO): 30 e 20 mmHg; Fundoscopia: escavação 0,5-0,6 AO; DPAR em olho direito (OD); teste de Ishihara OD: 8/10 e olho esquerdo (OE): 10/10. Prescrito Bimatoprosta 0,3mg/ml para controle pressórico e solicitada ressonância magnética (RM) de crânio e órbitas devido alterações neuro-oftalmológicas. Após 3 meses, paciente retorna apresentando PIO OD: 20 e OE: 16 mmHg, portando RM: Lesão ovalada com sinal hipointenso centrada na região supra selar à direita, com realce intenso e homogêneo pós contraste, com sinais de flow void e íntimo contato com a porção comunicante (C7) da ACI direita, medindo 1,5x1,2x1,5 cm, sugestivo de aneurisma sacular. A lesão vascular comprimia estruturas adjacentes na região fronto-basal posteriormente à direita na projeção do aspecto posterior dos giros retro orbitais e hipotálamo. Paciente encaminhado ao neurologista para acompanhamento e seguimento especializado do quadro.

Conclusões

O presente relato demonstra como o exame oftalmológico auxilia na detecção e no tratamento dos quadros neurológicos. Com o exame de imagem requisitado, foi possível diagnosticar o aneurisma de artéria carótida interna de grandes dimensões antes do surgimento de qualquer sintoma, na tentativa de impedir possível mortalidade pelo rompimento do aneurisma, considerando que o risco de ruptura em grandes aneurismas chega a 50% em 5 anos. Se não tratados, apresentam taxa de mortalidade superior a 80% em 5 anos. O tratamento proporciona resultados com excelente prognóstico.

Palavras Chave

Aneurisma Sacular; Artéria carótida interna; Distúrbios Pupilares.

Arquivos

Área

NEURO-OFTALMOLOGIA

Categoria

RESIDENTE OU FELLOW

Instituições

Hospital Oftalmológico Visão Laser - São Paulo - Brasil

Autores

CAIO HENRIQUE PERES OLIANI, CAMYLA LEMOS BUDIB, JADE PINTO DE QUEIROZ GUERRA, RICARDO SCARDINI MELLO, MARCELLO NOVOA COLOMBO BARBOZA, PRISCILLA FERNANDES NOGUEIRA