Dados do Trabalho


Título

CERATOSE ACTINICA: APRESENTAÇAO ATIPICA EM JOVEM

Introdução

A ceratose actínica cutânea (CA) é uma lesão escamosa pré-maligna, cuja apresentação clínica são placas ceratóticas redondas, escamosas, com estrutura áspera à palpação. Ocorrem, principalmente, em pacientes idosos ou de meia idade, em áreas fotoexpostas. A progressão para câncer de células escamosas é geralmente lento, em pacientes mais velhos e portadores de múltiplas comorbidades.
Este trabalho descreve o caso de CA palpebral de rápida evolução, em paciente fora da faixa etária comum para a doença.

Métodos

Relato de caso. Realizado coleta de dados via prontuário e revisão de literatura em base de dados, por meio, de mídia impressa e eletrônica. Realizado termo de consentimento conforme preconizado pelas normas do comitê de ética e pesquisa.

Resultados

Paciente do sexo masculino, 34 anos, compareceu ao Pronto Socorro Oftalmológico do Hospital da Santa Casa de São Paulo com queixa de lesão em pálpebra inferior direita, assintomática, de rápido crescimento, que surgiu há 2 semanas. Negava comorbidades, uso de medicações ou lesões dermatológicas prévias.
Ao exame oftalmológico, apresentava acuidade visual de 20/20 com melhor correção em ambos os olhos. À ectoscopia, observava-se lesão nodular, de consistência fibroelástica, móvel, medindo cerca de 5x5mm, em terço medial da pálpebra inferior direita, associada à telangiectasias e ulceração no centro
Foi optado por realizar a excisão da lesão utilizando a técnica de Bick e enviar o material para análise anatomopatológica. Posteriormente, foi reavaliado para acompanhamento da ferida pós-operatória, que apresentou boa evolução.

Conclusões

A CA é uma lesão benigna, que pode involuir espontaneamente e, por isso, há controvérsias com relação a condutas invasivas. Casos de CA em pálpebras são raros, acometendo, principalmente, pálpebras superiores, e têm alta taxa de recorrência mesmo após a cirurgia. Entre os fatores de risco estão a exposição a raios UVA e UVB, fototipos I e II de Fitzpatrick e falta de uso de protetor solar ao ar livre.
O presente relato destaca uma apresentação atípica de CA palpebral em um paciente jovem, fora da faixa etária usualmente afetada. A rápida evolução do quadro e escolha da intervenção cirúrgica ressaltam a importância da suspeita clínica e do diagnóstico precoce, mesmo em casos não convencionais.
Então, evidencia-se a diversidade de apresentações de CA e a necessidade de uma abordagem personalizada, considerando fatores como idade, localização da lesão e características individuais do paciente.

Palavras Chave

Ceratose actínica; afecções de pálpebras; plástica ocular

Arquivos

Área

PLÁSTICA OCULAR

Categoria

RESIDENTE OU FELLOW

Instituições

Santa Casa de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

ALEC YUJI FUDIHARA, LUIS ARMANDO VITORINO ALVES DE SOUZA GONDIM, NATALIA PELLEGRINELLI, ROBERTO MATHIAS MACHADO, EUGENIA ADAN, FERNANDO PEREIRA BROCHADO