Dados do Trabalho


Título

ATENDIMENTO OFTALMOLOGICO DURANTE A 20ª EDIÇAO DO PROJETO EXPEDIÇOES CIENTIFICAS E ASSISTENCIAIS DA FACULDADE DE CIENCIAS MEDICAS DA SANTA CASA DE SAO PAULO, CARACTERISTICAS DOS PACIENTES, SUAS QUEIXAS E DIAGNOSTICOS.

Introdução

O Projeto Expedições Científicas e Assistenciais da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (PECA), organizado e realizado por alunos da FCMSCSP, visa promover assistência básica a saúde de populações carentes através do atendimento integral, oferecendo aos seus participantes a oportunidade de defrontar-se com uma realidade sociocultural distinta das suas.
Em 2024, o PECA realizou sua 20ª edição, no município de Aparecida (SP), e contou com 29 especialidades da área da saúde e 615 pacientes atendidos.
Participaram do Projeto 437 pessoas(269 alunos e 168 profissionais - professores da Faculdade, médicos residentes e outros profissionais de saúde como fisioterapeutas, dentistas, nutricionistas, fonoaudiólogos). O Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de São Paulo apoia o Projeto desde seu início.
Objetivos: Analisar o perfil de queixas e afeções oftalmológicas dos pacientes atendidos pela equipe de Oftalmologia no PECA-FCMSCSP e avaliar a cobertura de atendimento oftalmológico prévio ao projeto no município de Aparecida(SP).

Métodos

Realizou-se estudo transversal retrospectivo, extraindo dados de queixas e diagnósticos oftalmológicos dos prontuários de pacientes atendidos pela equipe de Oftalmologia no PECA-FCMSCSP, além das informações contidas num questionário próprio sobre o atendimento oftalmológico previamente ao projeto.

Resultados

Foram atendidos 140 pacientes pela equipe de Oftalmologia.
Observou-se dentre os atendidos predomínio do sexo feminino(60%). A faixa etária média foi de 58,12 anos, variando de 28 dias a 86 anos.
Relatamos dados relacionados ao atendimento oftalmológico no município, ao tipo de profissional que prestou assistência e quando foi a última consulta. Além disso, descrevemos as principais queixas, suas incidências e diagnósticos realizados previamente e durante o projeto.

Conclusões

O PECA viabilizou o diagnóstico e a solução imediata para a maioria dos pacientes e foram dadas devidas orientações e encaminhamento aos que necessitavam de acompanhamento.
Confirma-se assim a importância de práticas desta natureza a fim de promover o acesso à saúde àqueles que não o possuem, além de conhecer melhor as afecções que atingem essa população e do conhecimento sobre a abrangência do atendimento oftalmológico nessa população, somados à atividade acadêmica de ensino e extensão.

Palavras Chave

Projeto assistencial; Expedição científica; Voluntariado

Arquivos

Área

OUTROS

Categoria

RESIDENTE OU FELLOW

Instituições

Santa Casa de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

ALEC YUJI FUDIHARA, PEDRO AUGUSTO DE ANDRADE POLETTO, DANIEL HARUO ISHIGAI, JULIANA PORTO TAGAWA, FERNANDA DE ALMEIDA CARVALHO, JOHN CHII TYNG CHAO