Dados do Trabalho


Título

PATCH CORNEANO NO TRATAMENTO DE DERMOIDE LIMBICO: UM RELATO DE CASO

Introdução

O coristoma é um tecido histologicamente normal que se encontra em uma localização anormal. O dermóide límbico, uma das variantes do coristoma epibulbar pode ser encontrado isoladamente ou associado à coloboma em pálpebra, displasia óculo-aurículo-vertebral e apêndices cutâneos pré-auriculares. Geralmente, é uma lesão assintomática mas que pode cursar com alterações do filme lacrimal, astigmatismo, irritação ocular e lagoftalmo. A abordagem cirúrgica pode ser indicada por questões estéticas ou caso afete o eixo visual. O presente relato tem como objetivo descrever um caso de dermóide límbico isolado em que foi optado pelo tratamento cirúrgico devido à sintomatologia apresentada pela paciente.

Métodos

É apresentado uma paciente, 8 anos, encaminhada ao serviço de oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC, no município de Santo André, devido a queixa de nodulação no olho direito (OD) desde o nascimento associada à irritação ocular há 1 mês. Ao exame oftalmológico apresentava boa acuidade visual com correção, sendo que em OD havia um grau cilíndrico importante. À biomicroscopia do OD observou-se a presença de lesão limbar que se estendia à conjuntiva bulbar temporal inferior, circunscrita, sólida e com presença de pelo em sua superfície. Para melhor avaliação da lesão foi solicitado uma biomicroscopia ultrassônica (UBM), a qual revelou presença de lesão limbar de 6mm de base por 1,16mm de espessura, com refletividade interna média-alta e com pontos causando sombreamento posterior.

Resultados

Após o resultado da UBM e levando em consideração a queixa estética e de irritação ocular, mesmo com o tratamento conservador com uso de lubrificantes oculares e realização da epilação, optou-se pela exérese da lesão ainda que de caráter benigno. Sendo assim, foi realizada a delaminação da tumoração e a confecção de patch corneano no local. A paciente evoluiu com melhora dos sintomas, sem alteração relevante na refração estática, e segue em acompanhamento ambulatorial no setor de patologia externa.

Conclusões

Portanto, o diagnóstico e tratamento, seja conservador ou cirúrgico, são importantes uma vez que essas tumorações podem causar, além da sintomatologia e questões estéticas, diminuição da acuidade visual devido ao astigmatismo e até ambliopia a depender do caso.

Palavras Chave

Coristoma, dermóide límbico, patch corneano, tumores congênitos.

Arquivos

Área

DOENÇAS EXTERNAS OCULARES E CÓRNEA

Categoria

RESIDENTE OU FELLOW

Instituições

Faculdade de Medicina do ABC - São Paulo - Brasil

Autores

LÍVIA DE MOURA ALVARES, DANIELA MELLO TONOLLI, NADIA LUNA ZANARDO, LAIS DE CASTRO OLIVEIRA, GIULIANA BALDASSIN, ÍTALA DE MORAES VIEIRA GATTI