Dados do Trabalho


Título

EFICACIA DO COLIRIO 5-FLUOROURACIL 0,5% NO TRATAMENTO DE NEOPLASIAS ESCAMOSAS DA SUPERFICIE OCULAR

Introdução

As neoplasias escamosas de superfície ocular (OSSN) são os tumores malignos não-pigmentados mais frequentes da superfície ocular. A exérese cirúrgica com margens de segurança associada a crioterapia é o tratamento padrão, porém pode evoluir com insuficiência límbica e recorrências. O uso de quimioterápicos tópicos como o 5-fluorouracil (5FU) trouxe novas possibilidades terapêuticas. O 5FU na concentração de 1% é reconhecido como eficaz no tratamento de OSSN, porém seus efeitos adversos prejudicam a adesão. O objetivo do estudo é avaliar a eficácia do colírio de 5FU 0,5% como tratamento de OSSN e sua tolerabilidade.

Métodos

Estudo prospectivo realizado no Ambulatório de Oncologia Ocular do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da UNIFESP/EPM. O colírio de 5FU 0,5% foi prescrito de 6 em 6 horas por 10 dias para pacientes com OSSN sem história de tratamento prévio, seguido por pausa de 3 semanas. Em caso de resposta incompleta, até 3 ciclos de medicação foram prescritos. O tratamento foi suspenso em caso de crescimento da lesão ou ausência de resposta. Pacientes não-aderentes ao tratamento com base no questionário Morisky Medication Adherence foram excluídos da análise.Foram avaliados resposta ao tratamento e efeitos adversos a medicação.

Resultados

Foram incluídos um total de 30 pacientes que mostraram aderência ao tratamento proposto. O sucesso terapeutico com 5FU 0,5% foi observado em 80% (95%CI: 60,75 – 91,18%) dos casos, após uma média de 21 dias de tratamento. Dentre os casos de falha, 4 foram encaminhados para exérese cirúrgica, 1 para tratamento com interferon alfa-2b e 1 para tratamento com mitomicina C. Observa-se efeito estatisticamente significante de área da lesão no desfecho (p=0,033). A cada 1 mm2 de acréscimo na área da lesão, a chance de sucesso diminui em 6% (OR: 0,94; 95%IC: 0,88 – 0,99; p=0,033). 8 pacientes relataram efeitos adversos leves ao uso de 5FU 0,5% como ardor ocular e lacrimejamento.

Conclusões

O 5FU 0,5% é uma opção terapêutica eficaz no tratamento das OSSNs, com 80% de sucesso terapêutico, apresentando boa tolerabilidade. A área da lesão foi identificada como um fator que influenciou o sucesso do tratamento, o qual é menos efetivo em lesões maiores.

Palavras Chave

5-fluorouracil, quimioterapia, neoplasia escamosa

Arquivos

Área

ONCOLOGIA

Categoria

ALUNO DE PÓS GRADUAÇÃO (MESTRADO OU DOUTORADO)

Instituições

UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

GABRIELA CARNEIRO TEIXEIRA, MELINA CORREIA MORALES, MATEUS INACIO RESENDE, ARTHUR GUSTAVO FERNANDES