Dados do Trabalho


Título

HEMIANOPSIA BITEMPORAL EM NEUROPATIA OPTICA INDUZIDA POR ETAMBUTOL

Introdução

A tuberculose no Brasil é considerada uma doença de alta incidência e prevalência, registrando uma média de 70.000 novos casos por ano na última década(¹,²); tem como tratamento o uso do medicamento etambutol, em combinação com demais fármacos. A neuropatia óptica tóxica induzida por etambutol é uma das possíveis complicações de seu uso. Ainda com fisiopatologia não totalmente compreendida, provoca danos de quiasma e nervo óptico potencialmente irreversíveis(³,⁴).

Métodos

Relato de caso através de análise de prontuário e revisão de literatura.

Resultados

Paciente do sexo masculino, 54 anos, procurou atendimento em serviço de urgência oftalmológica queixando de piora da acuidade visual em ambos os olhos há 2 semanas. Em tratamento de tuberculose pleural com início havia 08 meses (Etambutol, rifampicina, isoniazida e pirazinamida). Ao exame oftalmológico, acuidade visual com correção de 20/200 em OD e conta dedos 20 centímetros em OE, sem melhora após refração.
Em exames complementares, a tomografia de coerência óptica não demonstrou afinamentos localizados em camada de fibras nervosas da retina nem em células ganglionares da retina. O campo visual automatizado foi confiável e demonstrou hemianopsia bitemporal.
Suspenso medicações antituberculosas e realizado exames complementares para exclusão de etiologias neurológicas primárias e inflamatórias sistêmicas.
Segue em acompanhamento oftalmológico e em setor especializado de tuberculose, em uso de levofloxacino e rifampicina.

Conclusões

Devido à alta incidência e prevalência da tuberculose no Brasil, é essencial reconhecer a neuropatia óptica induzida por etambutol de forma precoce para suspensão medicamentosa imediata. Embora a patologia se apresente normalmente com quadro de escotoma central, por vezes, apresenta achado mimetizando padrão à campimetria sugestivo de lesão compressiva do quiasma óptico. Nestes casos, conforme o presente relato de caso, embora seja essencial a realização de exame de imagem a fim de afastar lesão tumoral de sela túrcica, observa-se que tal patologia deverá ser considerada no diagnóstico diferencial perante achado de hemianopsia bitemporal.

Palavras Chave

Neuropatia Optica, Etambutol, Tuberculose

Arquivos

Área

NEURO-OFTALMOLOGIA

Categoria

RESIDENTE OU FELLOW

Instituições

HOFTALON - Hospital de Olhos de Londrina - Paraná - Brasil

Autores

ALBERTO FERNANDO SHIGUEAKI TAKAHASHI, GUSTAVO CURIAKI, ARTHUR SAIJO NAKAMA, MARIANA CHIBA IKEDA