Dados do Trabalho


Título

CUIDADOS PERIOPERATORIOS NA CIRURGIA DE CATARATA PARA PREVENÇAO DE ENDOFTALMITE

Introdução

As endoftalmites são infecções oculares geralmente graves que podem ocorrer como complicações cirúrgicas. Os principais tipos são as bacterianas e as fúngicas, sendo que os pacientes podem evoluir com baixa acuidade visual. O objetivo deste trabalho é discutir acerca da importância dos cuidados pré, peri e pós-operatórios na prevenção da endoftalmite, devido à chegada, na instituição de ensino, de pacientes com essa complicação após cirurgias de cataratas seriadas realizadas em serviço externo.

Métodos

O trabalho consistiu em um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, por meio de uma revisão bibliográfica. Foram efetuadas buscas nas bases de dados da SciELO e da PubMed, selecionando-se 10 artigos que auxiliaram na discussão do tema em questão.

Resultados

A endoftalmite é uma uveíte aguda, geralmente bacteriana, decorrente de cirurgia intraocular exógena ou trauma ocular penetrante. Essa infecção está associada às condições de assepsia e desorganização das estruturas oculares. Na fase pré-operatória é necessário orientar acerca dos fatores de riscos e sinais de alerta e sobre os cuidados necessários, além de realizar antissepsia com iodopovidona 5% e antibioticoprofilaxia cirúrgica, intencionando prevenir a ocorrência de infecções. Durante uma cirurgia de catarata, é imprescindível a desinfecção e esterilização correta dos materiais, assim como seu descarte adequado, além da necessidade de um ambiente seguro e equipe devidamente esterilizada. Ademais, é imprescindível o uso de antimicrobianos intraoperatórios, a realização de incisão adequada, ter cuidado na manipulação de colírios, isolamento ciliar e uso intracameral de antimicrobianos: moxifloxacino, cefuroxima e vancomicina sendo as drogas de escolha. No pós-operatório, é preciso investigar sinais de infecção, orientar o paciente sobre os cuidados exigidos e acompanhar, objetivando evitar a contaminação por patógenos.

Conclusões

Em resumo, a prevenção da endoftalmite durante a cirurgia de catarata demanda uma abordagem abrangente desde a fase pré-operatória até o pós-operatório. A implementação rigorosa de protocolos de assepsia, a conscientização dos pacientes sobre sinais de risco, associada a utilização apropriada de antimicrobianos intra e pós-operatórios, são medidas importantes. A sinergia desses cuidados contribui para a segurança e sucesso da cirurgia de catarata, reduzindo significativamente a incidência de endoftalmite e seus impactos adversos na saúde ocular dos pacientes.

Palavras Chave

Endoftalmite; Extração de catarata; Contenção de riscos biológicos;

Arquivos

Área

CATARATA

Categoria

ALUNO DE GRADUAÇÃO

Instituições

PUC Minas - Minas Gerais - Brasil

Autores

MARCELLA PENAZZI GAUDÊNCIO, MARIA CLARA BATISTA ANDRADE, RAFAEL JOSÉ MALACCO RODRIGUES BRETZ, IZABELLA BÉTULA EVANGELISTA LOBATO SILVA, VITOR DE MARCUS MOURÃO ARAÚJO PENA, BERNARDO FONTOURA CASTRO CARVALHO