Dados do Trabalho


Título

TRAUMA OCULAR POR “ESTALINHOS”: QUEIMADURA TERMICA E LESAO MECANICA

Introdução

Os "estalos de festa junina", conhecidos popularmente como "biribinhas" ou "estalinhos", são brinquedos infantis muito comuns em festividades como aniversários, noites de Réveillon e Festas Juninas brasileiras. Apesar de serem considerados inofensivos, eles apresentam em sua composição fulminato de prata e areia, sendo uma combinação instável, sensível ao calor, atrito e impacto, gerando explosão e um estalo. Esses brinquedos são mais seguros do que outros artefatos, como bombinhas e fogos de artifício, mas, em caso de contato com a mucosa ocular, podem ocasionar lesões e traumas. 

Métodos

Trabalho científico do tipo Relato de Caso, coletado no serviço de Emergência Oftalmológica do Hospital Municipal Souza Aguiar, Rio de Janeiro – RJ, às 05:30 da madrugada de 01/01/2024, noite de Réveillon.

Resultados

Paciente feminina, 17 anos, chega ao Pronto Socorro acompanhada pela mãe, vindas de São Gonçalo, RJ, queixando-se de queimadura ocular por fogos de artifício do tipo "estalinho". A acompanhante relata que, na celebração do ano novo, as crianças da família brincavam de lançar estalinhos no chão e um deles atingiu diretamente o olho da filha. A paciente apresentou dor intensa e estava incapaz de abrir seu olho direito. Após anestesia tópica, ao exame na lâmpada de fenda, constatou-se trauma ocular por dois mecanismos: lesão térmica e mecânica. O limbo apresentava queimaduras na topografia de seis horas, com extensão de trinta graus, devido à explosão do fulminato de prata. O bordo palpebral inferior exibia lesões traumáticas múltiplas causadas pelos projéteis de grãos de areia (FIGURA 1). Ademais, havia adesão de fuligem nas conjuntivas bulbar e tarsal superior e inferior (FIGURA 2). Foi realizada lavagem da área lesada em água corrente por dois minutos apenas, devido à intolerância da paciente à retirada da anestesia. Em seguida foi feito debridamento dos restos de material explosivo e fuligem com hastes de algodão, causando leve sangramento (FIGURA 3). A paciente recebeu alta com prescrição de Regencel e Ciclomidrin (em função da atrofia limbar).

Conclusões

. O relato se destaca por envolver a população pediátrica, que utiliza esse tipo específico de brinquedo, os "estalinhos", apresentando potencial para lesar os olhos por mais de um mecanismo. Desse modo, o caso enfatiza a importância da conscientização dos plantonistas de emergência no Réveillon para abordar adequadamente essas lesões. 

Palavras Chave

TRAUMA OCULAR; QUEIMADURA TÉRMICA; LESÃO MECÂNICA; EXPLOSIVOS.

Arquivos

Área

OUTROS

Categoria

RESIDENTE OU FELLOW

Instituições

Hospital da Gamboa / IORJ - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

GABRIEL LIMA BENCHIMOL, HELDER DE FREITAS BRAGA FILHO, LETICIA BENCHIMOL DE CASTRO NEVES, ISRAEL BENCHIMOL