Dados do Trabalho


Título

DEGENERAÇAO NODULAR DE SALZMANN: RELATO DE CASO EM PACIENTE HOMEM DE MEIA IDADE EM OLHO CEGO

Introdução

A degeneração nodular de Salzmann consiste em nódulos de tecido hialino anteriores à camada de Bowman. Pode ser idiopática ou ocorrer em qualquer forma de irritação ou inflamação corneana crônica, como tracoma, olho seco, blefarite crônica e ceratoconjuntivite alérgica crônica. A maioria dos pacientes são mulheres entre a quinta e sétima década de vida, com ou sem antecedentes patológicos oculares prévios. Podem ser assintomáticas ou ter episódios de erosão recorrentes, causando lacrimejamento, fotofobia e irritação

Métodos

Trata-se de um relato de caso de paciente do sexo masculino com degeneração de córnea incomum em olho cego.

Resultados

ATOP, masculino, 40 anos, com queixa de sensação de corpo estranho olho esquerdo (OE) há dois dias. Paciente com antecedente oftalmológico de olho único olho direito (OD) devido trauma OE com consequente descolamento de retina total, catarata traumática e desvio ocular. Ao exame oftalmológico, paciente com acuidade visual (AV) na melhor correção de 20/20 em OD e sem percepção luminosa em OE; e a biomicroscopia com hiperemia conjuntival 2+/4+ OE, córnea transparente em ambos os olhos com presença de opacidades corneanas nodulares superficiais e profundas dispersas pela córnea OE (figura 1), corando com fluoresceína sódica 1% paracentral das 3-4 horas.

Conclusões

A literatura cientifica sobre o tema é escassa e a patologia é incomum. Diante disso, pode-se passar desapercebida, ser erroneamente diagnosticada e tratada, tornando-se necessária a apresentação e discussão de casos para alavancar o assunto, principalmente quando não se encaixa no perfil epidemiológico mais comum.

Palavras Chave

Salzmann, Degeneração, córnea

Arquivos

Área

DOENÇAS EXTERNAS OCULARES E CÓRNEA

Instituições

Santa Casa de Misericordia de Limeira - São Paulo - Brasil

Autores

JULIA DONADELLI, PAULA LIMA JUSTINO, RAFAL MALAQUIAS VIDAL, BRUNO SOARES MARTINS, DIOGO HARA ARIOSA