Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DE NOVAS LENTES INTRAOCULARES DA MARCA LEEDSAY

Introdução

Uma grande variedade de Lentes intraoculares(LIOs) estão disponíveis para oferecer excelente visão e uma melhor qualidade de vida aos pacientes. O objetivo deste estudo é avaliar a acuidade visual final dos pacientes que tiveram lentes Quad-Loop da Leedsay implantadas.

Métodos

Trata-se de um estudo observacional e retrospectivo baseado na coleta de dados de prontuários de pacientes do Instituto Paulista de Ensino e Pesquisas em Oftalmologia (IPEPO) de 1º de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2023. Os critérios de inclusão foram: paciente maior de 18 anos que tenha realizado cirurgia de facoemulsificação com implante de alguma das LIOs selecionadas no estudo. Critérios de exclusão: patologias oculares prévias e qualquer paciente que esteja participando de outro estudo. As lentes utilizadas foram a Leedsay AMF trifocal, bifocal Leedsay AMF e Leedsay AT Tórica. Trabalhamos os seguintes dados: acuidade visual medida em binocular logMAR; tabela de leitura atenta – gráfico Jaeger; achados do exame de lâmpada de fenda/biomicroscopia. Esses dados foram coletados em quatro visitas diferentes: consulta pré-operatória, um dia após a cirurgia, um mês após a cirurgia e dois meses após a cirurgia.

Resultados

Até 31 de Dezembro de 2023, haviam noventa e dois olhos elegíveis ao estudo, quatro (4,45%) eram LIOs bifocais, trinta e dois eram LIOs trifocais (35,56%), cinquenta e duas LIOs monofocais tóricas (56,52%) e quatro LIOs trifocais tóricas (4,45%). A média da acuidade visual pré-operatória com correção foi LogMAR 0,478±0,259, sendo a menor LogMAR 1,1 e a maior LogMAR 0,2. A média do teste de acuidade visual não corrigida na escala LogMAR foi no primeiro dia pós-operatório 0,301±0,207. Na avaliação pós-operatória de 30 dias a média da acuidade visual para longe sem correção(AVsc) foi LogMAR 0,18±0,23, com 67,4% com uma AVsc de LogMAR 0,2 ou melhor. A Acuidade Visual com correção(AVcc) no 30º dia pós-operatório foi LogMAR 0,111±0,13, que melhorou para LogMAR 0,03±0,06 no 60º dia pós-operatório. Destes 77,5% tinham visão de perto de J2 ou melhor sem correção, dos quais 45% tinham visão de perto de J1 na avaliação do 30º dia pós-operatório. Todos que atingiram a marca de 60 dias de pós-operatório com lentes multifocais obtiveram visão de perto corrigida de J2 ou melhor com correção.

Conclusões

Os pacientes deste estudo apresentaram bons valores de acuidade visual e alto índice de satisfação pós operatória. Sendo assim temos um horizonte favorável a utilização da LIOs estudadas na pratica clínica.

Palavras Chave

Multifocal, Bifocal, Trifocal, Leedsay, Catarata

Arquivos

Área

CATARATA

Categoria

RESIDENTE OU FELLOW

Instituições

IPEPO - São Paulo - Brasil

Autores

FABRICIO AFONSO BORGES SILVA, VINICIUS BORTOLUZZI SANTOS, GUILHERME MAFRA GHISLANDI, CAMILA MENDES COSTA CAMPELO, MILTON SEIYU YOGI, RUBENS BELFORT MATTOS JUNIOR