Dados do Trabalho


Título

COLIRIO DE INSULINA PARA O TRATAMENTO DO OLHO SECO NA DOENÇA DE SJOGREN

Introdução

A Doença de Sjögren (DSj) é uma doença autoimune que afeta a superfície ocular causando xeroftalmia e inflamação. Ainda não existe para o olho seco da DSj terapêutica comprovadamente eficaz. Nós hipotetizamos que o uso tópico ocular de nanoemulsão de insulina a 20 UI/ml (INS), como um agente anabólico capaz de promover a secreção exócrina, mitose epitelial da córnea e diminuir a resposta inflamatória à agressão química, será seguro e resultará em benefícios terapêuticos.

Métodos

O estudo caso-controle duplo mascarado foi realizado com portadores de DSj, previamente diagnosticados segundo os critérios ACR-EULAR 2016, usando INS (n=6) versus placebo (PCB) (n=9), três vezes ao dia, durante 4 semanas.
Foram comparados sintomas pelo questionário Ocular Surface Disease Index (OSDI); e a superfície ocular por meio dos testes do tempo de rotura do filme lacrimal (TRFL), coloração da superfície com lissamina verde (1%) (LV) e coloração da superfÍcie com fluoresceína (CF); e Teste de Schirmer (TS).
Todos os testes descritos foram realizados durante três ocasiões em ambos os olhos no momento de inclusão no estudo (t1), duas semanas após início do uso (t2) e quatro semanas após o início (t3). A análise estatística comparou os grupos INS e PCB a partir do olho com resultado mais baixo no Teste de Schirmer inicial de cada voluntário.

Resultados

Quinze voluntárias, com idade de 62 anos (±8.75 anos) foram incluÍdas, sendo 6 participantes no grupo INS e 9 no grupo PCB. Não foram relatados nem um efeito adverso impeditivo para o uso. O escore do conforto pelo OSDI em t3 foi similar entre os dois grupos [INS: 34.95 (IQR 39.81); PCB: 20 (IQR 24.07); (p>0,05)].
Os resultados do teste do TRFL [INS: 3,0 (IQR 11,75); PCB: 4,0 (IQR 2,5)]; do escore da LV [INS: 6,0 (IQR 5,75); PCB: 5,0 (IQR 6,5)]; do escore da CF [INS: 4,0 (IQR 5,75); PCB: 2,0 (IQR 2,5)]; e TS [INS: 1,5 (IQR 6,5); PCB: 5,0 (IQR 21,5)] foram semelhantes em ambos os grupos (p>0,05).

Conclusões

Os dados mostram que o uso de INS por 30 dias foi seguro. A ampliação da amostra, do tempo e da concentração da INS são propostas futuras para avaliar eficácia de INS nos casos de olho seco e DSj.

Palavras Chave

Doença de Sjögren; estudo caso-controle; colírio de insulina

Arquivos

Área

DOENÇAS EXTERNAS OCULARES E CÓRNEA

Categoria

ALUNO DE GRADUAÇÃO

Instituições

Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil

Autores

MATEUS MAIA MARZOLA, DIEGO ROCHA GUTIERREZ, BEATRIZ CARNEIRO CINTRA, FABIOLA REIS OLIVEIRA, RENATA FONSECA VIANA LOPEZ, EDUARDO MELANI ROCHA