Dados do Trabalho


Título

SATISFAÇAO DE PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIA DE CATARATA COM ANESTESIA TOPICA E SEDAÇAO PROFUNDA: UMA INVESTIGAÇAO ORIGINAL

Introdução

A catarata constitui a principal causa de cegueira reversível no mundo, tratada por meio de intervenção cirúrgica. O desenvolvimento de novas técnicas aumentou a demanda por métodos anestésicos mais seguros e eficazes. O bloqueio anestésico peribulbar ainda é a mais utilizada, embora associada a algumas complicações como diplopia, ptose, quemose, lesão do nervo óptico e perfuração ocular. Para evitar, a anestesia tópica vem se tornando mais comum pelos rápidos tempos de ação e recuperação visual, eliminar a tripanofobia e reduzir toxicidade sistêmica. Todavia, associada a complicações intraoperatórias (op) como movimentação ocular e controle insuficiente da dor. Para isso, recomenda-se que sejam combinados diferentes protocolos de sedação de início rápido e curta duração, que visa reduzir a dor e o desconforto dos pacientes durante a cirurgia (cx) e possibilita melhores resultados para o binômio paciente-médico. Este trabalho teve o objetivo investigar a satisfação de pacientes submetidos à cx de catarata com anestesia tópica e sedação profunda.

Métodos

Tratou-se de um estudo observacional, transversal, prospectivo com abordagem quantitativa. Foram aplicados dois questionários, Iowa Satisfaction with Anesthesia Scale (ISAS) e outro de elaboração pelos autores a 56 pacientes submetidos à cx de catarata no Hospital Universitário Santa Terezinha. As entrevistas foram realizadas no 1ºpósop no período de agosto de 2020 a abril de 2021 no Centro Oftalmológico Belotto Stock e os dados foram digitalizados no Microsoft Office Excel e analisados pelo teste qui-quadrado, no programa Biostat 5.0

Resultados

Entrevistados 39 pacientes, 22 mulheres e 17 homens, com média de 69,16 anos. Destes, 17 foram operados em ambos os olhos, resultando num total de 56 cirurgias. Os resultados do ISAS, 6 dos 11 itens receberam pontuação máxima na escala de satisfação. 100% dos participantes declararam-se satisfeitos com os cuidados anestésicos recebidos e 96,4% relataram que gostariam de receber o mesmo anestésico novamente em uma outra oportunidade. Todas as respostas de ambos os questionários apresentaram significância estatística (p<0,0001).

Conclusões

A associação da anestesia tópica com a sedação na cx de catarata configurou um método anestésico satisfatório para o paciente, pois reduz a ansiedade e controla a dor periop. Assim, oferece condições intraop ideais para o cirurgião, diminui o risco de complicações, resulta em melhor assistência médica e aumento dos índices de satisfação do binômio paciente-médico.

Palavras Chave

Cataract; Cataract extraction; Deep sedation; Local anesthesia; Patient Satisfaction.

Arquivos

Área

CATARATA

Categoria

RESIDENTE OU FELLOW

Instituições

Universidade Federal Fronteira Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

LAURA VILELA PAZZINI, RICARDO ALEXANDRE STOCK, MANOELA M MENEGOTTO, CAMILA N TREVISAN, ELCIO L BONAMIGO, BRENO J GROSSI