Dados do Trabalho


Título

ABORDAGEM DE CASO DESAFIADOR DE ULCERA CORNEANA NEUROTROFICA

Introdução

Ceratopatia neurotrófica trata-se de afecção corneana caracterizada por comprometimento da inervação trigeminal, prejuízo ou ausência de sensibilidade corneana, sendo passível de evolução com lesão epitelial da córnea e ulceração. São diversas terapias relatadas. Neste trabalho, objetiva-se descrever a abordagem de sucesso que envolveu o uso de lente de contato (LC) terapêutica, medicação tópica e oral no tratamento de caso desafiador de úlcera neurotrófica.

Métodos

Relato de caso realizado através de análise de prontuário de paciente com úlcera neurotrófica devido reativação de infecção por herpes vírus simplex.

Resultados

Paciente feminina, 67 anos, histórico de glaucoma com baixa de acuidade visual progressiva em olho direito (OD) há 2 anos. Queixa-se de hiperemia e sensação de corpo estranho em OD, há 2 semanas. Em uso de OD: Acetato de prednisolona 1,0% 6/6 h e Atropina 1% 12/12 h e em olho esquerdo (OE): colírios antiglaucomatosos. Ao exame: acuidade visual (AV) OD: Sem Percepção Luminosa (SPL) e OE: 20/20. À biomicroscopia OD: opacidade corneana central com área de desepitelização com 4,5 mm x 4,5 mm de extensão. Biomicroscopia OE: sem alterações. Iniciou-se Aciclovir via oral (dose diária: 2g) por 10 dias, Doxiciclina 100 mg 12/12 h por 15 dias, Zymar (gatifloxacino 0,3%) 1 gota 6/6 h em OD e LC gelatinosa terapêutica com trocas semanais. Resultado de Herpes Simples IgG reagente e redução da extensão da úlcera (2,3 mm x 1,5 mm), com 60 dias de tratamento. Após 90 dias da introdução terapêutica, há recuperação da integridade corneana OD e é mantido Aciclovir 800 mg/dia por 6 meses e suspenso Zymar. Paciente retorna em 30 dias, com úlcera em completa remissão.

Conclusões

Úlcera neurotrófica é uma afecção corneana de difícil manejo, que no caso relatado, ocorreu em decorrência de reativação por infecção de herpes vírus simplex e evoluiu com reepitelização completa. Salienta-se a necessidade de tratamentos que auxiliem na regeneração de úlceras de córnea neurotróficas. O caso apresentado sugere que os fármacos prescritos associados ao uso de LC terapêuticas poderão ser eficazes no processo de reepitelização de córneas que apresentam tais lesões.

Palavras Chave

Úlcera neurotrófica; herpes vírus simplex; lente de contato terapêutica.

Arquivos

Área

DOENÇAS EXTERNAS OCULARES E CÓRNEA

Categoria

RESIDENTE OU FELLOW

Instituições

Hospital Oftalmológico Visão Laser - São Paulo - Brasil

Autores

CAMYLA LEMOS BUDIB, CAIO HENRIQUE PERES OLIANI, ISABELLA PASSARELLI GIABARDO MARQUES, RICARDO SCARDINI MELLO, MARCELLO NOVOA COLOMBO BARBOZA, LUIZ ANTÔNIO DE BRITO MARTINS