Dados do Trabalho


Título

AVALIANDO A ACURACIA DO EYECARE VISUAL ACUITY TEST

Introdução

Recentemente, Yeung et al. observaram um aumento no uso de testes digitais de acuidade visual, especialmente em áreas remotas e em desenvolvimento. No entanto, muitos desses testes carecem de validade clínica.O objetivo deste estudo foi avaliar a precisão do Eyecare Visual Acuity Test®, um teste online de acuidade visual, comparando-o com a acuidade visual de Snellen "E".

Métodos

Pacientes realizaram sequencialmente os testes de acuidade visual de Snellen e o Eyecare Visual Acuity Test®. A acuidade de Snellen foi feita a 6 metros com a correção óptica apropriada, testando cada olho separadamente. Posteriormente, realizaram o Eyecare Visual Acuity Test® em dispositivo fornecido pela Eyecare Health, com brilho máximo da tela e a uma distância padronizada de 40 cm. Critérios de inclusão incluíram idade acima de 18 anos, acuidade visual melhor ou igual a +1 logMar em cada olho e capacidade de compreender o TCLE . Foram excluídos pacientes com comprometimento cognitivo. Registramos dados demográficos, histórico pessoal e oftalmológico, uso de óculos ou lentes, medicações em uso, acuidade visual de ambos os testes e o dispositivo utilizado. Na análise estatística, avaliamos a concordância entre as medidas dos dois testes por meio da análise de Bland-Altman. Isso inclui a avaliação de viés e limites de concordância de 95%. Além disso, a análise de correlação de Pearson foi empregada.

Resultados

O estudo incluiu 322 pacientes (644 olhos), sem exclusões, sendo 191 (59,32%) do sexo masculino e 131 (40,68%) do sexo feminino, com idade média de 23,12 anos (DP 5,68). A média de acuidade visual para o Eyecare Visual Acuity Test® foi de 0,03 (DP 0,12 logMAR), e para o teste convencional 0,04 (DP 0,13 logMAR). A diferença média foi de 0,01, com desvio padrão de 0,007 logMAR, p=0,1517. No caso de pacientes com acuidade visual de 0,2 logMAR ou pior, a diferença média foi de 0,11, com um desvio padrão de 0,01 logMAR (P < 0,0001). A correlação de Pearson indicou significativa associação entre os testes (r=0,61, p<0,001). Os limites de concordância de 95% variaram entre 0,22 e -0,23 logMAR, e não foi observado viés significativo.

Conclusões

O Eyecare Visual Acuity Test ® demonstra precisão e confiabilidade, com o potencial de facilitar o monitoramento domiciliar, triagem e consultas remotas. Futuramente, é essencial validar a precisão do Eyecare Visual Acuity Test® em diversas idades, além de considerar condições específicas como presbiopia, catarata, uveíte, ceratocone, DMRI e ambliopia.

Palavras Chave

oftalmologia; eSaúde; telessaúde; telemedicina; acuidade visual

Arquivos

Área

OUTROS

Categoria

RESIDENTE OU FELLOW

Instituições

Eyecare Health - São Paulo - Brasil

Autores

MAURO GOBIRA, PEDRO HELIO ESTEVAM RIBEIRO JUNIOR, VINICIUS FREIRE, MATHEUS FERRAZ GOBIRA GUIMARAES, GLAUCO SERGIO AQUINO, MARCO ANTONIO NEGREIROS