Dados do Trabalho


Título

XEROFTALMIA PERSISTENTE EM PACIENTE COM DOENÇA REUMATOLÓGICA E SÍNDROME DE SJOGREN PRIMÁRIA

Introdução

A Síndrome de Sjogren (SS) primária é uma desordem autoimune crônica dos tecidos exócrinos, com comprometimento funcional importante das glândulas lacrimais e salivares. É frequentemente associada a manifestações sistêmicas extraglandulares, como secura ocular (ceratoconjuntivite seca) e bucal (xerostomia), porém manifestações como vasculite cutânea, artrite, comprometimento pulmonar e envolvimento de nervos periféricos também podem ocorrer. A SS pode existir como doença primária das glândulas exócrinas ou estar associada a outras doenças autoimunes (SS secundária). O entendimento da fisiopatologia e a evolução da SS primária favorecem o correto diagnóstico e a terapêutica apropriada. Aqui, relatamos um caso clinico clássico da doença.

Métodos

RELATO DE CASO
Paciente do gênero feminino, 24 anos, natural e procedente de Manaus/AM, procurou o Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital da Restauração referindo aumento de volume em face há cerca de 3 meses, associado à sintomatologia dolorosa local, discreta secura em boca e olhos e artralgias no cotovelo esquerdo. Negava doenças de base, uso contínuo de medicações e alergias.
Ao exame físico, foi observado aumento de volume em região parotideomassetérica bilateralmente (fig. 1A), sendo maior à esquerda, de consistência firme à palpação, sem sinais flogísticos locais, com discreta limitação de abertura bucal. Foram observadas alterações do padrão de coloração e textura do dorso da língua (atrofias das papilas), compatíveis com quadro clínico de glossite (fig. 1B). Exames complementares foram solicitados (hematológicos e de imagem - USG das glândulas parótidas) para elaboração do diagnóstico, os quais revelaram alterações nos níveis séricos da amilase (300 U/l) e USG com imagens hipoecoicas de aspecto nodular, distribuído pelo parênquima da parótida bilateralmente, com aspecto sugestivo de processo inflamatório.

Resultados

A avaliação hispatologica revelou agregados de 50 linfócitos, células plasmáticas e macrófagos, adjacentes ao ácido glandular, caracterizando uma Sialoadenite linfocitica crônica

Conclusões

A Síndrome de Sjogren é uma doença sistêmica, autoimune. de curso crônico que determina, nos indivíduos acometidos uma Sismatologia, a qual requer um atendimento multidisciplinar

Palavras Chave

Síndrome de Sjogren; Xerostomia; Xeroftalmia .

Arquivos

Área

DOENÇAS EXTERNAS OCULARES E CÓRNEA

Categoria

ALUNO DE GRADUAÇÃO

Instituições

Universidade Nilton Lins - Amazonas - Brasil

Autores

YOUSSEF SABBA TAYAH, DAVID TAYAH, MILTON RUIZ ALVES