Dados do Trabalho


Título

CARCINOMA ESPINOCELULAR DE CONJUNTIVA BULBAR: RELATO DE CASO

Introdução

O carcinoma espinocelular (CE) é uma neoplasia com alta incidência em diversos tecidos expostos à radiação ultra violeta, que agride frequentemente as áreas dos olhos mais expostas ao sol, como as pálpebras, mas sua ocorrência na conjuntiva ocular é rara. O manejo desses tumores consiste na excisão cirúrgica que geralmente cursa com sucesso quando diagnosticado precocemente, reduzindo a probabilidade de invasão orbitária, metástases e recorrências. Devido ao seu crescimento insidioso, poucos são os casos descritos de invasão intraocular, permanecendo as características de disseminação e comportamento histopatológico após a invasão pouco conhecidos.

Métodos

O estudo foi realizado a partir de anamnese e exames físico, oftalmológico e laboratorial. O paciente do sexo masculino, 61 anos, branco, natural e residente em Presidente Prudente consultou por conta própria o pronto atendimento do Hospital Regional de Presidente Prudente com história de baixa da acuidade visual, prurido e dor ocular importante e progressiva associada à massa ocular à esquerda.

Resultados

O paciente foi submetido à exérese, cujo exame histopatológico mostrou um CE da conjuntiva bulbar, moderadamente diferenciado superficialmente invasivo de grau II. No 11º dia pós-operatório o olho se apresentou cicatrizado e com ausência de tecidos neoplásicos. No entanto, houve sua recidiva seis meses após a cirurgia, a qual foi implantada terapia adjuvante com predinisolona 1,2mg seguido do uso de mitomicina C 0,02% colírios tópicos com melhora significativa das lesões. Atualmente está no terceiro ciclo de predinisolona seguido de mitomicina C 0,02% apresentando melhora significativa das lesões.

Conclusões

O CE da conjuntiva bulbar é uma neoplasia maligna cujo diagnóstico é realizado pelo estudo histológico após a excisão e seu prognóstico é bom se o tumor for diagnosticado precocemente e for completamente removido e com um tratamento adjuvante bem codificado prevenindo recorrências e possível perda funcional do globo ocular. Este caso permite uma reflexão sobre o acompanhamento de um CE, com a ilustração do manejo clínico de um paciente que evoluiu bem com regeneração do tecido escleral e da córnea após a exérese mas, que apesar de apresentar recorrência após seis meses obteve boa resposta à implantação do protocolo adjuvante quimioterápico de mitomicina C 0,02% com redução significativa da lesão recidivante.

Palavras Chave

carcinoma epidermoide, carcinoma bulbar, conjuntiva bulbar, mitomicina.

Arquivos

Área

ONCOLOGIA

Categoria

ALUNO DE GRADUAÇÃO

Instituições

Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (FAMEPP) / Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) / Hospital Regional de Presidente Prudente (HRPP) - São Paulo - Brasil

Autores

CLÁUDIA LIZANDRA RICCI, ANA CLÁUDIA FERREIRA GERALDINI NEGRI, BRUNO ALEXANDRE SOTO, FERNANDO BUZATTO MANTOVAN, EMANUELE MORAES MELLO