Dados do Trabalho


Título

30 ANOS DA IMPLEMENTAÇAO DE SAUDE OCULAR NO PROGRAMA SAUDE ESCOLAR EM BOTUCATU

Introdução

Apontando à necessidade de uma visão integradora do processo de crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente, o Programa de Saúde Escolar de Botucatu constituiu-se numa programação em Saúde Coletiva. A partir de práticas interdisciplinares e interprofissionais, com envolvimento dos setores saúde e educação foi por 30 anos uma programação intersetorial, com a incorporação da proposta à organização da Secretaria Municipal de Saúde. A Saúde Ocular é um dos principais eixos do programa, que há 30 anos desenvolve ações e atividades visando o cuidado a saúde ocular de escolares de escolas públicas do município. O projeto visa identificar, diagnosticar e intervir precocemente nos erros refrativos e agravos oculares na infância, promovendo a saúde e o desenvolvimento integral de crianças em idade escolar. Além disso, objetiva também descrever a sistematização de programa voltado ao desenvolvimento da Rede de Assistência em Saúde Ocular nas proposições do SUS, integrando profissionais da Educação e Saúde e em parceria com a Universidade. Promover a capacitação de professores e profissionais da educação na detecção de erros de refração e agravos oculares em escolas públicas da cidade de Botucatu.

Métodos

Há 30 anos anualmente os professores das escolas públicas da cidade são capacitados para a realização de triagem de acuidade visual (Teste de Snellen) em pré-escolares e escolares (1º, 5 º e 9 º anos). As crianças com testagem alterada e com a percepção de agravos oculares são encaminhadas para atendimento oftalmológico no Centro de Saúde Escola, na atenção primária à saúde. Lá recebem atendimento oftalmológico e quando há a necessidade de óculos, a compra é feita pela Secretaria de Educação. Ademais, caso apresentem necessidades específicas são referenciadas na rede para o serviço do Hospital das Clínicas da FMB-UNESP.

Resultados

Em 2022, foram realizados: 5.295 testes, 625 atendimentos e 321 prescrições de óculos.

Conclusões

Para o alcance dos objetivos e sucesso programa é de fundamental importância compreender a necessidade de um trabalho interdisciplinar e interprofissional nas interfaces saúde e educação. A comemoração de 25 anos de criação e sucesso deste programa deve servir como inspiração para implantação e efetivação de programas de Saúde Ocular no SUS articulados ao sistema público de ensino no Brasil, visando desenvolver ações de prevenção da incapacidade visual e da cegueira na infância.

Palavras Chave

Saúde Ocular; Programa Saúde Escolar; diagnóstico de erros refracionais na infância

Arquivos

Área

OFTALMOPEDIATRIA

Categoria

RESIDENTE OU FELLOW

Instituições

UNIVERSIDADE DE SAO PAULO - São Paulo - Brasil

Autores

LAURA GOLDFARB CYRINO, ELIANA GOLDFARB CYRINO, TÂNIA PEREIRA