Dados do Trabalho


Título

ANALISE MULTIMODAL DO ESPECTRO DA ISQUEMIA CAPILAR SUPERFICIAL E PROFUNDA NA OCLUSAO DE RAMO DA ARTERIA RETINIANA: RELATO DE CASO

Introdução

As oclusões arteriais agudas retinianas (OAAR) são causas comuns de perda visual, comumente em pacientes acima de 50 anos e portadores de doenças cardiovasculares.Aqui relata-se um caso atípico de oclusão de ramo arteriolar, com diferentes níveis de isquemia retiniana.

Métodos

L.P.S.F., masculino, 52 anos, deu entrada em nosso serviço com relato de mancha escura no campo visual inferior direito, de início súbito, há 03 dias. A pressão arterial aferida era de 210x160 mmHg, sem sintomas sistêmicos associados. Informava cegueira no olho esquerdo (OE) desde o nascimento e era portador de hipertensão arterial sistêmica, em uso irregular de duas classes de medicamentos anti-hipertensivos. Ao exame oftalmológico, apresentava acuidade visual com melhor correção de 20/25 no olho direito (OD) e sem percepção luminosa no OE. A motilidade ocular extrínseca e o reflexo fotomotor direto estavam preservados no OD e a pressão intraocular era de 18mmHg; biomicroscopia sem alterações no OD e phthisis bulbi OE. O paciente foi então submetido à análise multimodal no OD: a retinografia evidenciou área de palidez importante na região macular superior (figura 2), compatível com a queixa visual; a tomografia de coerência óptica demonstrou hiper-refletividade envolvendo as camadas internas e médias da retina, compatível com isquemia de plexo capilar superficial, intermediário e profundo; nas bordas da lesão havia hiper-refletividade apenas ao nível da camada nuclear interna, sugerindo PAMM, (figura 1). A angiofluoresceinografia revelou perfusão lentificada de uma arteríola supra-macular (figura 4) e as fases finais da Indocianina verde evidenciaram impregnação focal tardia, sugestiva de lesão embólica (figura 3). O paciente foi submetido à avaliação multidisciplinar para manejo da doença de base, sendo realizadas ultrassonografia de carótidas e ecocardiografia para avaliação de risco de acidente vascular encefálico (AVE). Segue em acompanhamento em nosso serviço.

Resultados

A presença de diferentes níveis de isquemia dentro do espectro da OAAR pode ser atribuída a uma variação na suscetibilidade isquêmica. Estudos mostraram que há queda no níveis de oxigênio nas camadas médias da retina, em comparação com as demais, sendo o plexo capilar profundo mais vulnerável.

Conclusões

A análise multimodal, portanto, contribui para diagnóstico etiológico e prognostico.

Palavras Chave

ISQUEMIA CAPILAR SUPERFICIAL E PROFUNDA; OCLUSAO DE RAMO DA ARTERIA RETINIANA:

Arquivos

Área

RETINA

Categoria

RESIDENTE OU FELLOW

Instituições

UNIVERSIDADE DE SAO PAULO - São Paulo - Brasil

Autores

LAURA LAURA GOLDFARB CYRINO, PAULA D.C. DE PINHO, THAIS T.S. KONDO, SAMIA SAMIA V. NAVAJAS, EDUARDO C. DE SOUZA