Mensagem do Presidente


Caros colegas,

É com imensa honra e satisfação que anunciamos o 45º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão, que será realizado de 21 a 23 de agosto de 2025, na vibrante cidade de Belém do Pará. Localizada próximo à foz do majestoso rio Amazonas, e cercada por uma exuberante rede de rios e ilhas, Belém é uma cidade marcada pela hospitalidade de seu povo e pela riqueza de sua cultura, expressa em suas cores, aromas, culinária e ritmos que envolvem suas celebrações. Esta será a primeira vez que a SBCM realiza seu principal evento na região amazônica, um marco histórico para nossa Sociedade.

A SBCM tem se dedicado com muita antecedência na elaboração de uma programação científica ampla e atualizada, centrada nos conceitos e técnicas mais avançados para o tratamento das afecções e traumatismos do membro superior. Contaremos com a participação de renomados especialistas nacionais e internacionais, que trarão à tona discussões e inovações essenciais para nossa prática.

Nos dias que antecedem o congresso, ocorrerão as tradicionais atividades científicas pré-congresso, além de uma ação social de extrema relevância: uma ação humanitária de trabalho médico voluntário para o tratamento de deformidades congênitas e adquiridas dos membros superiores de crianças da Amazônia. Essa ação social terá como patrono o estimado Dr. Rui Ferreira, e reflete o compromisso da SBCM com o impacto social além das fronteiras da ciência.

Temos a honra de anunciar também que o Dr. João Batista Gomes dos Santos, uma figura de grande relevância na cirurgia da mão no Brasil, será o Presidente de Honra do nosso congresso em Belém.

Convidamos todos a participarem desse evento singular, que certamente deixará um legado científico e social duradouro na região amazônica. Contamos com a presença e a contribuição de cada um de vocês para fazer deste congresso um marco de excelência.

Sejam todos muito bem-vindos a Belém

Cordialmente,

Rui Sérgio Monteiro de Barros
Presidente do 45º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão

Rui Sérgio Monteiro de Barros