Dados do Trabalho


Título

A IMPORTANCIA DE DIAGNOSTICOS DIFERENCIAIS EM PACIENTES COM DEFEITOS DE CAMPO VISUAL

Introdução

A investigação diagnóstica e interpretação dos exames complementares são peças chaves para o diagnóstico precoce de doenças oftalmológicas. O glaucoma caracteriza-se por lesão progressiva do nervo ótico, levando a um defeito de campo visual. Apesar de sua prevalência, seus diagnósticos diferenciais devem ser aventados e investigados quando os exames complementares não apresentam concordância. Dentre as patologias que geram defeito de campo visual (CV) característicos, destacam-se alterações vasculares, doenças neurodegenerativas e síndromes compressivas, como o Tumor Neuroepitelial Disembrioplásico (DNET), que é uma rara lesão do sistema nervoso central de origem mista neuroglial.

Métodos

Relato de Caso por meio de avaliação oftalmológica, exames de imagem e análise de prontuário

Resultados

A.R.S., feminina, 69 anos, em tratamento de glaucoma há 10 anos em serviço externo, estava em uso de Bimonidina 0,2% e Maleato de Timolol 0,5%. Apresenta história de baixa acuidade visual (BAV) súbita e indolor em olho esquerdo (OE) há 45 anos após acidente vascular isquêmico (AVCI). Ao exame oftalmológico apresentou acuidade visual com correção em olho direito (OD) de 20/40 e OE conta dedos a 60 centímetros; Biomicroscopia: iridotomia pérvia ambos os olhos (AO); Fundoscopia: nervo óptico pálido com escavação OD 0,5-0,5 e OE 0,6-0,6; Pressão intra-ocular 12 mmHg AO. Reflexo fotomotor direto: OD 4+, OE 1+, consensual: OD 1+, OE 4+; CV: 24-2: Hemianopsia temporal em OD e escotoma absoluto em OE, Ressonância magnética: sequela de AVCI em região occipto-temporal, lesão de aspecto cístico, margeadas por áreas de aumento de sinal do T2 e FLAIR, agrupadas, centradas na porção medial do lobo temporal esquerdo, comprometendo hipocampo, giro parahipocampal e amígdala. A lesão mede 2,5x1,8x1,4 cm, como principal hipótese diagnóstica Tumor Neuroepitelial Disembrioplásico. Realizado Washout de colírios hipotensores e encaminhada à neurologia para seguimento especializado.

Conclusões

A partir do presente relato concluímos a importância da avaliação complementar de um caso de glaucoma e a correlação entre os achados clínicos e de imagem. A propedêutica básica e anamnese completa podem interferir diretamente no prognóstico do paciente direcionando para a melhor hipótese diagnóstica, evitando repercussões na qualidade de vida e sequelas irreversíveis.

Palavras Chave

Palavras-chave: Diagnóstico precoce; Hemianopsia; Qualidade de vida

Arquivos

Área

NEURO-OFTALMOLOGIA

Categoria

RESIDENTE OU FELLOW

Instituições

Hospital Oftalmológico Visão Laser - São Paulo - Brasil

Autores

NICOLI LOPES DE OLIVEIRA, ISABELLA PASSARELI GIABARDO MARQUES , JADE PINTO DE QUEIROZ GUERRA, TICIANA PIRES MAGALHAES , MARCELLO NOVOA COLOMBO BARBOZA, PRISCILLA FERNANDES NOGUEIRA