Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DO PANORAMA DE TRANSPLANTES DE CORNEA NO BRASIL: ANALISE RETROSPECTIVA DOS ULTIMOS 10 ANOS

Introdução

Cerca de 5% das causas globais de cegueira reversível estão relacionadas a doenças da córnea. O transplante de córnea é uma intervenção eficaz para restaurar a viabilidade desse tecido. O Brasil destaca-se por ter o maior sistema público de transplantes do mundo, impulsionado pelos avanços tecnológicos na conservação e preparação da córnea (BRASIL, 2019).

Métodos

Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo, retrospectivo, com abordagem de natureza quantitativa, com dados obtidos por meio do DATASUS/TABNET. O levantamento de dados foi realizado em janeiro de 2024, relacionando a UF e a região de realização, ano e investimentos envolvidos, e os dados obtidos foram tratados estatisticamente pelo SPSS v20.0.

Resultados

Nos últimos 10 anos, foram realizados 38.728 transplantes. O ano de 2017 apresentou o maior número, com uma redução de 47% em 2020. Os custos mostram um crescimento ajustado ao número de procedimentos no período, resultando em um custo médio aproximado de R$2167,05 por transplante, conforme a relação entre procedimentos e receita. A análise de tendência revela um aumento estatisticamente significativo na prevalência do número de transplantes. A realização de transplantes teve uma queda significativa de 52,7% devido à suspensão durante a pandemia de COVID-19, seguida por aumento de 77% em 2021. No entanto, permanece 16% abaixo da taxa pré-pandemia, e a lista de espera chegando a 18.892 pacientes. Apesar da alta demanda, o custo médio do procedimento mostra variações mínimas (ABTO, 2021).

Conclusões

Conclui-se que há uma discrepância entre a realização de transplantes das regiões sudeste e nordeste comparadas às demais. Evidencia-se um impacto da pandemia no volume de transplantes em 2020, recuperado em 2021. Já o custo médio da cirurgia manteve-se constante, indicando uma receita relativamente estável ao longo dos anos.

Palavras Chave

Transplante de córnea; Perfil de saúde; Análise de custos.

Arquivos

Área

DOENÇAS EXTERNAS OCULARES E CÓRNEA

Categoria

ALUNO DE GRADUAÇÃO

Instituições

Faculdade Zarns - Goiás - Brasil

Autores

LIZ SILVA LOUREIRO, TATIANA POVOA NAVES, CAROLINA OLIVEIRA DE AVILA, LAUANY EVELLIN PIRES DA SILVA, PATRICIA ROBERTA DOS SANTOS, CASSIO EMILIO DUARTE MOURA