Dados do Trabalho


Título

SINDROME DO TRAUMA OCULAR DO NEONATO: RELATO DE CASO

Introdução

A síndrome do trauma ocular do neonato é uma condição que culmina na enucleação do olho afetado devido as suas alterações morfológicas, em que o paciente pode ou não ter histórico de doença ocular prévia¹. Objetiva-se com esse relato descrever um caso de síndrome do trauma ocular do neonato em um gato.

Métodos

Um gato, com cerca de um mês de vida, sem raça definida, pesando 200g, foi atendido em um serviço de oftalmologia com queixa de secreção mucopurulenta ocular e perda de volume no olho direito. O animal havia recebido o tratamento prévio com amoxicilina e meloxicam por via oral, sem melhora. Paciente sem alterações sistêmicas e no olho esquerdo. Ao exame oftálmico do olho direito (OD), observou-se lagoftalmia, secreção mucopurulenta, hiperemia conjuntival, perfuração corneana com extenso prolapso de íris e teste de fluoresceína positivo. Foi instituído tratamento com moxifloxacino 0,3% colírio a cada quatro horas amoxicilina com clavulanato a cada 12 horas e indicada enucleação do OD.

Resultados

Foram realizados os exames de hemograma, ALT, FA, ureia e creatinina, e não foram detectadas alterações. O paciente foi submetido a enucleação e análise histopatológica. Na avaliação macroscópica evidenciou-se afacia, descolamento total da retina, abaulamento e pigmentação corneana. Na microscopia, ausência parcial do tecido corneano, presença de tecido fibrovascular, distanciamento de fibras de colágeno e matriz extracelular de colágeno aumentada, pigmentação de origem uveal, sem presença da membrana de Descemet e sinéquia anterior. Não foram detectados agentes infecciosos. Os achados foram compatíveis com a síndrome do trauma ocular do neonato². Alterações descritas na literatura, como hematopoiese extramedular, entretanto, não foram descritas no caso.

Conclusões

Conclui-se que a síndrome do trauma ocular do neonato deve ser incluída nos diferenciais de doenças congênitas, correlacionando a história clínica e achados laboratoriais, para que se possa diagnosticar corretamente a condição e sua etiologia.

Palavras Chave

síndrome, trauma, perfuração ocular, neonato

Arquivos

Área

DOENÇAS EXTERNAS OCULARES E CÓRNEA

Instituições

Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais – ANCLIVEPA-SP - São Paulo - Brasil

Autores

LUIS FERNANDO TUROZI MAUSSON, LEILA CRISTINA SILVA, STÉFANO LIEVORI FERNANDES , EDUARDO PERLMANN, ÚRSULA CHAVES GUBERMAN