Dados do Trabalho


Título

DERMOIDE CORNEANO EM FELINO

Introdução

Dermoide ou coristoma é uma formação congênita que raramente acomete córnea central e sim na região temporal, podendo afetar pálpebras, conjuntivas, limbo e córnea, em decorrência pode levar ao aparecimento de úlceras, perda da transparência da corneana e mesmo perfuração corneana, a incidência em felinos é rara. O presente relato descreve caso, conduta clínica e cirúrgica de dermoide corneano em felino.

Métodos

Um paciente felino foi avaliado por exames oftalmológicos e complementares, com diagnóstico de crescimento de tecido saudável com pelos na região do limbo e córnea do olho esquerdo,porem com integridade corneana. Tratamento com procedimento de ceratectomia lamelar superficial, tarsorrafia temporária e tratamento tópico com Tobramicina,EDTA dissódico 0,35% colírio QID OE,Meloxican (0,05mg/kg) via oral SID e após Acetato de Prednisolona 1% QID OE, por 15 dias. Tratamento foi bem sucedido e paciente obteve alta médica.

Resultados

Melhora da inflamação, aumento na transparência corneana, sem neovascularização e ausência de leucoma cicatricial, após exames e procedimento.

Conclusões

Em síntese, incidência de dermoide é uma alteração presente na rotina veterinária, embora rara em felinos. Em seu diagnóstico é imprescindível olhar clínico e exame minucio cabendo ao médico veterinário oftalmologista empregar tratamento mais adequado, embora geralmente consista na remoção cirúrgica.

Palavras Chave

Dermoide, ceratectomia lamelar superficial, felino.

Arquivos

Área

DOENÇAS EXTERNAS OCULARES E CÓRNEA

Categoria

ALUNO DE PÓS GRADUAÇÃO (MESTRADO OU DOUTORADO)

Instituições

ANCLIVEPA SP - São Paulo - Brasil

Autores

SUELI APARECIDA DE SOUZA , ANNALU PINTON FERREIRA, INAJARA NAKAMURA HIROTA