Dados do Trabalho


Título

COMPRESSAO DO NERVO DORSAL DA ESCAPULA: UM RELATO DE CASO

Introdução e objetivo

Introdução: A compressão do nervo dorsal da escápula (DSN) tem um amplo diagnóstico diferencial. A afecção é raramente reconhecida como causa de alterações funcionais ao nível do ombro e da cintura escapular. O nervo dorsal da escápula surge da raiz de C5 e é considerado um nervo essencialmente motor. O mecanismo de lesão inclui alongamentos musculares repetitivos, traumas corto-contusos e variações anatômicas. Os pacientes geralmente queixam-se de dor no ombro ao longo da borda medial da escápula, ocasionalmente irradiando para a superfície lateral do braço e do antebraço. O diagnóstico é clínico, porém, pode-se lançar mão da eletroneuromiografia como exame complementar. Objetivo: apresentar relato de caso de paciente que teve atraso no diagnóstico para tratamento adequado de dor na região do ombro.

Material e Método

Paciente de 39 anos, sexo feminino, médica intensivista apresentava quadro de dor no ombro direito e na região dorsomedial da escápula por cerca de 05 anos, além de crepitação ao mobilizar escápula direita. Submetida a diversos exames complementares para investigação e procedimentos sem sucesso. Paciente evoluiu com piora da dor na borda medial da escápula, procurando um cirurgião da mão, que na avaliação apresentava ao exame físico escápula alada e atrofia dos rombóides à direita, tendo sido aventada hipótese diagnóstica de compressão do nervo dorsal da escápula com posterior resolução da quadro após descompressão cirúrgica por via anterior.

Resultados

Resolução do quadro.

Discussão

A neuropatia compressiva do nervo dorsal da escápula é um diagnóstico diferencial negligenciado nas dores dos membros superiores (AKGUN, 2008). A grande variação anatômica em conjunto com a grande quantidade de diagnósticos diferenciais e sua baixa incidência de casos relatados, fazem com que o cirurgião raramente pense nesse diagnóstico (MUIR, 2017). Outro fator importante de conhecer a compressão do nervo dorsal da escápula é abreviar o tempo de doença, pois, em um estudo o único fator preditivo para diferença no desfecho foi o fator tempo, quanto mais tempo de dor no pré-operatório, piores resultados após a descompressão(Einar Ottestad, 2023).

Conclusões

Diante do caso relatado, enfatizamos que a compressão do nervo dorsal da escápula deve constar como diagnóstico diferencial das afecções da cintura escapular para os pacientes que apresentam dor na região do ombro e escápula, sobretudo nos casos nos quais já foram descartadas outras hipóteses, abreviando sintomas e os impactos negativos na vida do paciente.

Área

Clínico

Instituições

IMIP - Pernambuco - Brasil

Autores

JEFFERSON CALUME, VICTOR HUGO ALBUQUERQUE, SIMONE CRISTINA, THAYSA COSTA, NATALIA LUBAMBO, SAMARA ANDRIELLY SANTOS CALUME