Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO CLINICA DOS PACIENTES ADULTOS COM LESAO DO PLEXO BRAQUIAL ALTA SUBMETIDOS A TRIPLA NEUROTIZAÇAO

Introdução e Objetivo

Paciente com lesão alta do plexo braquial, que inclui as raízes C5 e C6, apresentam déficit motor principalmente nos movimentos de rotação externa, flexão do cotovelo, abdução e elevação do ombro, além de déficit sensitivo no território de C5 e C6. Além do reparo cirúrgico com a enxertia da raiz nervosa as neurotizações são opções de tratamento nesses casos e podem ser realizadas associadas a enxertia das raízes lesionadas ou isoladas. Ainda não há consenso nessas lesões qual a melhor opção de tratamento. Neste estudo avaliamos os resultados funcionais de pacientes com lesão do plexo braquial alta (C5-C6), que foram submetidas à técnica de tripla neurotização sem enxertia associada.

Material e Método

Avaliação clínica pós operatória de 19 pacientes com lesão traumática do plexo braquial alta (Raízes de C5 e C6), operados de 2014 a dezembro 2019 em centro único, especializado em cirurgia da mão e microcirurgia.
A técnica utilizada foi a de tripla neurotização: Um fascículo do nervo ulnar é transferido para o ramo motor do nervo do musculo cutâneo que inerva o músculo bíceps; O nervo acessório é transferido para nervo supraescapular, e o ramo do nervo radial que inerva a cabeça longa do músculo tríceps braquial é transferido para o nervo axilar.

Resultados

Todos os dezenove pacientes apresentaram força muscular de flexão do cotovelo capaz de vencer a gravidade, Medical Research Council (MRC) ≥ M3 . Ao classificar a graduação de força de abdução e rotação externa do ombro por Narakas, a força de abdução no ombro foi classificada como M4 em 11 pacientes, M3 em 2 pacientes e M2 nos 6 pacientes restantes. A força de rotação externa foi graduada em M4 em 7 pacientes, M3 em 9 pacientes e M2 em 3 pacientes.

Discussão

A transferência de fascículos do nervo ulnar para o ramo do musculo cutâneo do bíceps, nervo acessório para ao nervo supraespinhal e ramos do tríceps para o nervo axilar foram eficazes na restauração da função em pacientes com lesão alta do plexo braquial.
Recomendamos essas transferências nervosas para pacientes com lesões por avulsão, das raízes de C5 e C6. Dessa maneira, a tripla neurotização têm a vantagem de uma recuperação rápida devido a curta distância para reinervação.

Conclusão

A tripla neurotização é uma ótima opção para pacientes com lesões alta do plexo braquial (Raízes C5 e C6) até 12 meses de lesão.

Área

Experimental

Instituições

UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

ERIKA TONARELLI RODRIGUES, GUSTAVO SANTIAGO DE LIMA FIGUEIREDO, MARIANA AYUMI FUJISAKI, JOAO BAPTISTA GOMES DOS SANTOS , FLAVIO FALOPPA