Dados do Trabalho
Título
CONFIABILIDADE E REPRODUTIBILIDADE DA CLASSIFICAÇAO IDEAL PARA FRATURAS DA EXTREMIDADE DISTAL DO RADIO.
Introdução e Objetivo
A classificação IDEAL é um método mnemônico que avalia critérios radiográficos e clínicos sumarizados em três possíveis tipos de fratura. A grande virtude da classificação IDEAL é contar com parâmetros objetivos, dois desses epidemiológicos, que não são passíveis de avaliações ou interpretações subjetivas. Da mesma forma, os parâmetros radiográficos são claros e descritos de forma binominal, o que atribui mais robustez e precisão ao processo de classificação da fratura .
O objetivo desse estudo foi avaliar a reprodutibilidade inter e intra observador da classificação IDEAL para fraturas da extremidade distal do rádio.
Material e Método
Foram incluídos no trabalho pacientes com FEDR, idade igual ou superior a 18 anos, ambos os sexos; radiografias com boa qualidade técnica, postero - anterior (PA) e perfil (P). A análise das radiografias foi realizada por 31 avaliadores, sendo aplicada a classificação IDEAL. A confiabilidade inter observador foi avaliada através da comparação das pontuações dos 31 observadores na visualização inicial e a reprodutibilidade intra observador foi definida a partir da comparação das pontuações de cada um após duas avaliações realizadas no período de 21 dias. Para avaliar a confiabilidade e reprodutibilidade da classificação ideal, foi usado o coeficiente de correlação interclasse (CCI), com intervalo de confiança de 95%. O valor do CCI varia de +1, que representa concordância perfeita, a -1, que corresponde a total discordância.
Resultados
Houve uma concordância moderada significativa entre os avaliadores, CCI de 0,51 (IC 95%; 0,41 – 0,67). Após randomização dos exames foi classificado novamente pelos participantes, sendo obtido o CCI geral de 0,56 (IC 95%; 0,45 – 0,69) interobservador; e 0,53 (IC 95%; 0,43 – 0,65) intraobservador.
Discussão
Um sistema de classificação de fraturas, para ser clinicamente útil, deve ter confiabilidade inter observador e reprodutibilidade intraobservador aceitáveis. Deve ser fácil de lembrar, simples de usar, a fim de orientar na seleção do melhor tratamento e determinação do prognóstico 11. No presente estudo a classificação IDEAL mostrou uma concordância moderada significativa entre os avaliadores.
Conclusão
A classificação IDEAL apresenta confiabilidade moderada.
Área
Clínico
Instituições
Hospital do Subúrbio - Bahia - Brasil
Autores
FERNANDO ANTONIO SILVA DE AZEVEDO FILHO, GLAUBER BASTOS BARRETO, IURI MAMEDE DE OLIVEIRA, JOSÉ F FRÓES NETO, RICARDO BRITTO COTIAS