Dados do Trabalho


Título

EXTENSOR DIGITORIUM BREVIS MANUS EM TERCEIRO DEDO: RELATO DO CASO

Introdução e objetivo

O músculo extensor digitorium brevis manus (EDBM), presente em 2,5% da população, é geralmente diagnosticado incidentalmente durante o peroperatório por outro motivo, geralmente assintomático e sem alterações no exame físico. O objetivo deste trabalho é relatar o caso de um paciente do sexo masculino, 37 anos, com a presença do músculo EDBM no 3º quirodáctilo direito, identificado no peroperatório de carpectomia proximal em mão direita, para tratamento de artrose radiocárrpica

Material e Método

As informações foram obtidas por meio de revisão do prontuário, entrevista com o paciente e registros fotográficos do procedimento e de exames diagnósticos.

Resultados

Identificada a presença do musculo EDBM com inserção no dedo médio da mão direita.

Discussão

A rara variação anatômica descrita apresenta-se em sua maioria assintomática e diagnosticada incidentalmente por exames de imagem ou no peroperatóio, como ocorrido neste caso. Sua presença pode estar associada à outras patologias musculoesqueléticas, como a ausência do músculo extensor próprio do indicador, cuja função se torna importante para o mecanismo extensor do segundo dedo. A ressecção do EDBM é indicada em sua minoria, devido a benignidade do caso.

Conclusões

Divulgar a presença de um raro tendão em face dorsal da mão, com características anatômicas específicas.

Área

Anatômico

Instituições

Hospital Lifecenter - Minas Gerais - Brasil

Autores

LUDYMILA SILVA DIAS, LUCAS DOS SANTOS ALCANTARA, ANTONIO TUFI NEDER FILHO