Dados do Trabalho


Título

VALIDAÇAO DO SIMULADOR ORTOPEDICO PARA TREINAMENTO DE REDUÇAO DA LUXAÇAO ANTERIOR DE OMBRO

Introdução e objetivo

Luxação da articulação glenoumeral é comum, representando mais de 50% das luxações tratadas em serviços de emergência. A anterior é a mais frequente e ocorre por movimento de abdução, rotação externa e hiperextensão do ombro. Apesar da importância clínica, há carência de simuladores ortopédicos disponíveis no ambiente acadêmico, embora apropriados para o treinamento seguro. Pretendemos validar o protótipo de um simulador ortopédico para redução da luxação anterior de ombro em ambiente acadêmico

Material e Método

O protótipo do simulador ortopédico foi construído anteriormente e fez parte de outro projeto de iniciação tecnológica. Inclui membro superior com escápula fixa, além de espuma e tecido para simular partes moles e pele apenas do cotovelo para baixo, deixando visível a parte óssea do ombro contendo faixas elásticas, responsáveis por replicar a anatomia patológica da luxação, permitindo a visualização de estruturas durante os movimentos de luxação e redução. Para avaliar o impacto do protótipo durante a graduação de medicina, construiu-se questionário aplicado aos estudantes em dois momentos distintos, antes e após a exposição ao simulador. A avaliação do desfecho baseou-se em perguntas sobre autoavaliação dos estudantes e quanto a segurança para realizar a manobra na prática médica real. Foram elegíveis acadêmicos do curso de medicina da nossa Universidade que já haviam finalizado a disciplina de ortopedia na grade curricular

Resultados

Após manipulação do protótipo para redução da luxação do ombro, quantas vezes o estudante achasse conveniente, 95% dos entrevistados sentiram-se aptos a realizar a manobra de forma mais segura, inclusive na prática médica, considerando-se o desfecho positivo.

Discussão

A utilização de simuladores no ensino médico é realidade na maioria dos cursos de medicina. É relavante que o médico tenha habilidade técnica para realizar atividades que minimizem o risco ao paciente diante da necessidade de construção da curva de aprendizado. A redução da luxação de ombro configura uma dessas atividades. A inclusão de simuladores como este apresentado, durante a formação acadêmica, contribui para aquisição de aptidões necessárias ao médico generalista de forma protegida e controlada.

Conclusões

O processo de validação do simulador de luxação anterior do ombro mostrou-se efetivo para o treinamento de estudantes sendo recomendado como facilitador na aquisição de habilidades durante a formação de estudantes de medicina.

Área

Anatômico

Instituições

PUCPR - Paraná - Brasil

Autores

GIANA SILVEIRA GIOSTRI, MARIA EDUARDA MOTA VASCONCELOS, GIULIA PIPER, EDUARDO MURILO NOVAK