Dados do Trabalho
Título
STRATCH COLLAPSE TEST E SINDROME DO TUNEL DO CARPO: ESTUDO PROSPECTIVO COM UM DINAMOMETRO ELETRONICO
Introdução e objetivo
Introdução: Apesar da síndrome do túnel do carpo (STC) ser muito frequente na clínica do cirurgião de mão, ainda assim gera dúvida na determinação do diagnóstico de alguns pacientes e, devido a isto, vários testes foram descritos para ajudar identificar a patologia, alguns clássicos como Tinel, Phalen e Durkan, exame eletroneuromiográfico(ENMG) e outros, mais recentes, ainda não inteiramente aceitos, como o Scratch Collapse Test ( SCT). Neste estudo avaliamos o SCT com uso de um dinamômetro eletrônico, buscando eliminar a subjetividade da percepção do examinador.
Objetivo: Verificar a aplicabilidade do teste no diagnóstico da síndrome do túnel do carpo.
Material e Método
Método: Para o estudo prospectivo da eficácia do SCT, foram constituídos dois grupos, um de pacientes sintomáticos para STC, sexo feminino, com idade entre 30 e 55 anos, todos apresentando sinal de Tinel, teste de Phalen e Durkan positivos e ENMG com alteração sugestiva de compressão do mediano no túnel do carpo; um segundo grupo formado por mulheres também entre 30 e 55 anos de idade e sem qualquer sinal ou sintoma de STC e que não realizaram ENMG. Todos os participantes foram examinados por um residente do segundo ano de cirurgia da mão, com realização dos testes de Phalen e Durkan, pesquisa do sinal de Tinel e executado o SCT fazendo uso de um dinamômetro eletrônico.
Resultados
Resultados: Observou-se que existem diferenças entre os dois grupos tendo o grupo controle apresentado atividade muscular maior que o grupo de sintomáticos tanto antes (mediana: 8,4 X 4,6) como após (mediana: 8,1 X 4,10) a estimulação (p<0,001). Porém, quando se observa a diferença da atividade muscular entre os dois grupos ela não é significativa (mediana: 0,35 x 0,45) (p=0,308).
Discussão
Neste estudo não encontramos qualquer suporte para eficácia do SCT para determinação diagnóstica da STC. Quando buscamos na literatura explicação para o teste e estudos que confirmem a sua utilidade, deparamo-nos com opiniões divergentes os cirurgiões de mão e eletroneurofisiologistas. Segundo Makanji e cols (7) o SCT tem sensitividade significativamente inferior aos demais testes para detecção da STC.
Conclusões
Conclusão: Apesar de termos encontrado uma diminuição da força da rotação externa do ombro após estímulo do nervo mediano no túnel do carpo, isto foi verificado tanto no grupo sintomático como no grupo controle e sem diferença estatística significativa. Concluímos que o SCT não é um teste confiável para diagnóstico da compressão do nervo mediano no túnel do carpo.
Área
Clínico
Instituições
Fundação Hospitalar São Francisco de Assis - Minas Gerais - Brasil, Hospital Ortopédico (Belo Horizonte) - Minas Gerais - Brasil
Autores
AFRANIO DONATO FREITAS, BRUNO KAEHLER DE ALBUQUERQUE MARANHÃO, RODRIGO MITRE COTTA