Dados do Trabalho


Título

DEDO EM MARTELO EM TRES DEDOS SIMULTANEOS EM UM MESMO PACIENTE: UM RELATO DE CASO.

Introdução e objetivo

O dedo em martelo, é uma lesão do tendão extensor devido a um impacto direto no dedo, causando um trauma de flexão forçada da articulação interfalângica distal (IFD) com uma articulação interfalângica proximal estendida. Patologia comum da mão em esportes com uso de bola. Aqui, apresentamos um caso com múltiplos dedos em martelo simultâneos.

Material e Método

Trata-se de um relato de caso, aplicou-se o termo de consentimento livre e esclarecido(TCLE).

Resultados

Paciente 42 anos, masculino, deu entrada no pronto atendimento ortopédico com dor no segundo, terceiro e quarto dedos da mão direita após trauma em jogo de vôlei de areia. Apresentou se clinicamente com deformidade em flexão, déficit de extensão dos dedos e edema periarticular caracterizando dedo em martelo. Radiografia comprovou a lesão, sendo o segundo e quarto dedos com lesão óssea, classificada por Albertoni como B2, e o terceiro dedo apenas lesão tendínea, classificada como A2. Optada por tratamento cirúrgico, com a técnica de Ishiguro com passagem de fio de kirschner. Após 6 semanas retirados fios. Radiografia demonstrou consolidação das fraturas. Encaminhado à reabilitação com terapia ocupacional. E após 10 semanas apresentava se com a amplitude de movimento restabelecida e sem dor residual.

Discussão

O dedo em martelo é uma lesão comum na prática esportiva, principalmente em jogos com bola. A deformidade do dedo em martelo é frequentemente vista em um único dedo, a deformidade simultânea em martelo é bastante rara. Foi encontrado na literatura acometimento de dois dedos simultâneos. No caso apresentado foram três dedos com resultado pós cirúrgico satisfatório. Jones e Peterson descreveram uma família com múltiplos dedos em martelo em três gerações, ocorrendo principalmente após trauma mínimo ou mesmo espontaneamente. No caso aqui descrito, não havia história pessoal ou familiar presente.

Conclusões

Conclui-se que é um caso raro e ainda sem relato na literatura. É seu tratamento precoce e eficaz possibilita boa recuperação funcional, com amplitude de movimento restabelecidade e sem dor residual.

Área

Clínico

Instituições

Complexo de Saúde São João de Deus - Minas Gerais - Brasil

Autores

FERNANDA BALLEI ROCHA, MARCELLA RODRIGUES COSTA SIMÕES, MELISSA ALVES AIRES MARQUES