Dados do Trabalho
Título
VALIDADE DE CONSTRUTO DO INDICE DE KAPANDJI MODIFICADO – TESTE DE OPOSIÇAO DO POLEGAR: RESULTADOS PRELIMINARES
Introdução e objetivo
Introdução: O Índice Kapandji Modificado – Teste de oposição do polegar (KAPANDJI,1992; 2003) é um método útil para avaliar a função do polegar, sem o uso de qualquer outro tipo de instrumento, por contar com um sistema de pontuação a partir de referências anatômicas que o paciente consegue atingir ativamente. Sua aplicabilidade na prática clínica e facilidade de uso, além das propriedades de medida precisam ser estudadas.
Objetivos: Analisar a validade de construto do índice modificado de Kapandji-Teste oposição do polegar
Material e Método
Material e método: Estudo observacional realizado com pacientes com disfunções do polegar encaminhados para tratamento conservador de um hospital escola terciário. Foram recrutados voluntários com idade mínima de 18 anos, com dor leve a moderada, baseado nas diretrizes do COSMIN (MOKKINK et al., 2019). A análise da validade de construto do Índice Kadandji Modificado – Teste de oposição do polegar foi obtida através do índice de correlação de Spearman, p < 0,05 com os questionários Thumb Disability Index (TDX-Br) (ALMEIDA et al., 2020), Patient-rated wrist and hand evaluation (PRWHE-Br) (RODRIGUES et al., 2015), e teste funcional da mão Jebsen Taylor (HILÁRIO et al. 2022). Foi utilizada a classificação de Dancey e Reidy (2020) na qual valores menores que 0,40 indicam correlação fraca, entre 0,40 e 0,70 moderada, e superior a 0,70 forte.
Resultados
Resultados: Foram analisados 32 casos de disfunções do polegar incluindo rizartrose com sintomatologia moderada a leve, idade média de 53,5 anos, 75% mulheres, 96% destros, 53,1% acometimento bilateral com intensidade de dor de 3,7 e Índice Kapandji modificado 7,9 para o polegar direito e 8,5 para o esquerdo. A correlação de Spearman do índice Kapandji com o TDX-Br foi r = -0.32, com PRWHE-Br r = 0.11, e Jebsen Taylor r = 0.76.
Discussão
Discussão: Houve correlação forte do índice Kapandji com o teste funcional da mão Jebsen Taylor e fraca com TDX-Br e PRWHE-Br. O índice é uma medida simples de ser aplicada, porém pode apresentar compensações que devem ser observadas e evitadas.
Conclusões
Conclusão: Os resultados parciais sugerem que o Índice de Kapandji modificado-Teste de oposição do polegar seja válido para avaliar a mobilidade e funcionalidade nas disfunções do polegar. Mais estudos com amostras maiores e avaliação de outras propriedades de medida são necessários.
Área
Clínico
Instituições
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO-FMRP - São Paulo - Brasil
Autores
TÂNIA MARIA GOMES SCARAVELLI, ALAN R. PEREIRA, RAQUEL M.MENDES SUGANO, GABRIEL M. XAVIER DOS SANTOS, HELOISA C. BUENO NARDIM, MARISA C. REGISTRO FONSECA