Dados do Trabalho
Título
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A INFILTRACAO GUIADA POR PONTOS ANATOMICOS E A GUIADA POR ULTRASSONOGRAFIA NA SINDROME DO TUNEL DO CARPO
Introdução e Objetivo
A escolha de tratamento da STC depende da etiologia causadora da condição, do estádio clínico e da disponibilidade de material. O tratamento não cirúrgico com infiltração de corticoide, uso de órtese noturna e fisioterapia apresentam um nível suficiente de evidências sobre sua eficácia nos estágios iniciais, Quanto a forma de aplicação da infiltração, observamos que a maioria é realizada por palpação guiada por pontos anatômicos. Apesar de ser considerada uma técnica relativamente segura, ela não garante que o seu conteúdo será aplicado adequadamente no túnel do carpo, o que pode resultar em sintomas residuais ou recorrência dos sintomas. Na literatura, há poucos estudos comparativos sobre infiltrações de corticoides guiados por ultrassom no tratamento da STC, com as guiadas por pontos anatômicos. O objetivo desta pesquisa é comparar a eficácia da técnica de infiltração guiada por pontos anatômicos com a técnica guiada por ultrassom em relação a evolução e resolução da sintomatologia em pacientes com síndrome do túnel do carpo.
Material e Método
Ensaio clínico prospectivo, randomizado e comparativo com 41 pacientes, divididos em dois grupos: um submetido à infiltração de corticoide guiada por pontos anatômicos e outro por ultrassom. Foram coletados dados demográficos, antecedentes de saúde e características da STC. A avaliação incluiu a escala de dor EVA e o questionário QuickDASH-9, aplicados no momento da infiltração e após 2, 6, 12 e 24 semanas após a mesma.
Resultados
Ambos os grupos mostraram melhoria estatisticamente significativa na dor e nas pontuações do QuickDASH-9, sem diferenças significativas entre os grupos. A infiltração guiada por ultrassom mostrou uma ligeira vantagem em termos de evolução da dor e função do membro.
Discussão
Com base em nossos resultados, em pacientes com indicação de infiltração de esteroides em STC, nossa preferência recai sobre a infiltração guiada por US, que além proporcionar alívio rápido dos sintomas dos sintomas, aumenta a incidência de casos tratados de forma conservadora.
Conclusão
As técnicas de infiltração de corticoide guiada por pontos anatômicos ou por ultrassonografia são inicialmente eficazes na resolução da sintomatologia no tratamento da síndrome do túnel do carpo.
A técnica de infiltração com o uso de ultrassonografia apresenta melhor evolução pós-operatória quanto a dor e índice de função do membro superior do que a guiada por pontos anatômicos, porém não de modo significativo.
Área
Clínico
Instituições
Puc de Campinas - São Paulo - Brasil
Autores
SAMUEL RIBAK, HENRIQUE CARVALHO E SILVA FIGUEIREDO , JOAO PAULO FERRARI, LUIZ HUMBERTO FARIA BARBOSA, ALEXANDRE TIETZMANN, HELTON HIROSHI HIRATA, SÉRGIO AUGUSTO MACHADO GAMA, RAFAEL BARCELOS CAMPOS , TIAGO MEIRELLES, EDUARDO LAVOR SEGURA , MOGAR DREON GOMES, JULIANA GANDELMAN COSTA, JULIA NOGUEIRA SILVA CASTANHO , BRUNA GRANIG VALENTE