Dados do Trabalho


Título

HEMANGIOMA INFANTIL DE LOCALIZAÇAO UNGUEAL: RELATO DE CASO

Introdução e objetivo

Os hemangiomas nos membros podem manifestar-se de diversas maneiras em crianças, com sintomas que incluem dor, sangramento, edema, discrepância de membros e alterações estéticas. Embora sejam comuns como tumores de partes moles na infância, é raro encontrá-los na matriz ungueal, sendo os tumores ungueais uma ocorrência incomum na população pediátrica.
O objetivo deste estudo é relatar um caso raro de hemangioma infantil na unha, complementado por uma revisão da literatura sobre o tema.

Material e Método

Realizou-se uma revisão da literatura na base de dados PubMed utilizando as palavras-chave "hemangioma infantil" e "tumor ungueal". Além disso, foi elaborado um relato de caso para complementar a análise.

Resultados

Paciente de 7 meses, apresentou lesão vegetante em leito ungueal do terceiro quirodáctilo direito com destruição do leito ungueal aos 6 meses, com evolução progressiva no último mês, sem história de trauma.
Como sintomas apresenta dor leve e alteração estética dos dedos. Radiografias sem acometimento ósseo. Indicada ressecção cirúrgica com boa evolução cicatricial e sem remissão da lesão. Anatomopatológico laudado como leito ungueal apresentando células ovoides em arranjos compactos, com frequentes fendas lembrando espaços vasculares de permeio. Exame de imuno-histoquímica da lesão sugere diagnóstico de hemangioma infantil.

Discussão

Os hemangiomas são um dos tumores benignos de partes moles mais comuns na infância, mas sua ocorrência no leito ungueal é rara. Geralmente, esses tumores surgem na primeira semana de vida, localizando-se predominantemente na cabeça e pescoço, no tronco e nas extremidades. Os membros inferiores são mais frequentemente afetados do que os membros superiores. Embora o leito ungueal possa ser acometido por outros tumores, como verrugas, caratoacantoma e fibroma.

Conclusões

As lesões ungueais na infância são raras e geralmente apresentam características predominantemente não vasculares. Apesar de serem comuns na infância, hemangiomas raramente são observados na unha. No caso relatado, observamos inicialmente uma lesão rara no leito ungueal pediátrico, porém, as características macroscópicas não permitiram um diagnóstico específico. Após a ressecção da lesão e a realização de exames anatomopatológico e imuno-histoquímica, confirmou-se o diagnóstico de hemangioma infantil localizado no leito ungueal. Assim, o hemangioma infantil pode ser considerado um diagnóstico de exclusão ao avaliar tumores ungueais em crianças.

Área

Clínico

Instituições

Hospital Ortopédico - Minas Gerais - Brasil

Autores

ANTÔNIO BARBOSA CHAVES, ANDRÉ COUTINHO ALVES MINGOTE, PAULO HENRIQUE PAIVA BATISTA