Dados do Trabalho


Título

REABILITAÇAO ORTOPEDICA DO MEMBRO SUPERIOR COM USO DE REALIDADE VIRTUAL: UMA REVISAO DE LITERATURA

Introdução e Objetivo

Introdução: O uso da realidade virtual é uma tendência atual e com a ampliação das novas tecnologias tem contemplado de forma significativa a área da saúde. Este estudo se deu a partir da observação do uso efetivo da realidade virtual na reabilitação do paciente crítico e neurológico e do interesse na interface entre tecnologia e reabilitação.

Objetivo: Verificar na literatura quais as aplicações da realidade virtual na reabilitação ortopédica do membro superior.

Material e Método

Material e método: Foi realizada uma revisão integrativa. Uma primeira busca foi feita no portal DeCS/MeSH e levantados os descritores “virtual reality”, “upper extremity”, “rehabilitation”, “orthopedics”. Em seguida os descritores foram combinados com o operador booleano AND para consulta na plataforma PubMed, LILACS, Cochrane Library e Scielo. Foram encontrados 18 artigos no PubMed, sendo analisados 9 trabalhos, mediante critérios de inclusão/exclusão. Na plataforma Cochrane Library, foram encontrados 10 trabalhos, não restando nenhum artigo após os critérios de inclusão/exclusão. Tanto na plataforma LILACS, quanto na Scielo não foram encontrados nenhum artigo.

Resultados

Resultados: Ao final foram analisados 9 artigos, todos no idioma inglês, com data de publicação entre 2017 e 2023. Os artigos compreendem 2 revisões de escopo, 1 revisão narrativa, 3 estudos de coorte, 1 ensaio clínico randomizado controlado, 1 estudo piloto prospectivo e 1 estudo caso-controle.

Discussão

Discussão: As evidências do uso da realidade virtual na reabilitação ortopédica são poucas e com pouco rigor metodológico, porém existem alguns artigos publicados com resultados satisfatórios quanto ao ganho de amplitude de movimento, redução da dor, melhora na recuperação funcional e redução de incapacidade do membro, maior satisfação e engajamento na terapia, além da aplicação em testes clínicos e protetização.

Conclusão

Conclusão: Com a realização deste estudo, pôde-se evidenciar artigos que abordavam o uso da realidade virtual na reabilitação ortopédica do membro superior. Pela comparação das características da amostra, os resultados e desfechos apresentados, foi possível compreender que a realidade virtual contribui na reabilitação de tais lesões e que apresenta um futuro promissor para o tratamento das mesmas.

Área

Clínico

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

VINICIUS NUNES MENEZES, ANA MARIA GOMES PAIM, TIAGO GUEDES DA MOTTA MATTAR