Dados do Trabalho


Título

COMPARAÇAO ENTRE TRAPEZECTOMIA E ARTROPLASTIA TOTAL DA 1° ARTICULAÇAO METACARPOFALANGIANA PARA O TRATAMENTO DE RIZARTROZE: REVISAO SISTEMATICA

Introdução e Objetivo

Rizartrose, ou artrose trapeziometacarpiana (TMC), afeta a articulação do polegar, comumente em indivíduos de 50-70 anos, causando dor e prejuízo da funcionalidade. Tratamentos variam de conservadores a cirúrgicos, de acordo com a gravidade do caso. O objetivo do estudo é comparar os resultados funcionais da artroplastia total do polegar com trapezectomia em pacientes com rizartrose avançada.

Material e Método

Foras usados os descritores Mesh e DeCS em bases Pubmed, Cochrane e BVS, usando os descritores: ("Osteoarthritis" OR "Arthroses" OR "Arthrosis" OR "Degenerative Arthritis" OR "arthritis") AND ("thumb" OR "Carpometacarpal joint" OR "trapeziometacarpal") AND ("prosthesis" OR "prostheses" OR "Arthroplasty") AND "trapeziectomy" . Foram incluídos estudos comparativos publicados entre 2014 e 20 de março de 2024, em inglês, que avaliaram características funcionais e de satisfação. Exclusão de revisões sistemáticas, meta-análises, estudos não diretamente comparativos, não disponíveis integralmente ou em idiomas diferentes de inglês.

Resultados

A artroplastia total exibiu vantagens, incluindo uma recuperação pós-operatória mais rápida, menor encurtamento do polegar, maior força de pinça e desempenho profissional aprimorado em comparação com a trapezectomia. No entanto, não demonstrou superioridade a longo prazo, sem diferença significativa nos escores de funcionalidade , após 12 meses. Além disso, a artroplastia total mostrou uma maior incidência de complicações em comparação com a trapezectomia.

Discussão

A artroplastia total evidenciou benefícios imediatos, como rápida recuperação e maior força de pinça, porém não se mostrou superior à trapezectomia a longo prazo. Limitações do estudo incluem estudos não randomizados, acompanhamento limitado e heterogeneidade nos desfechos avaliados. Mais pesquisas são necessárias para orientar a escolha do tratamento mais adequado. Além disso, a artroplastia total mostrou uma maior incidência de complicações em comparação com a trapezectomia, destacando a necessidade de uma avaliação cuidadosa dos riscos e benefícios ao considerar a melhor opção de tratamento para pacientes com rizartrose avançada.

Conclusão

A artroplastia total mostrou vantagens a curto prazo, como recuperação rápida e maior força de pinça. Porém, apresentou preocupações, como maior incidência de complicações e re-operações em comparação com a trapeziectomia.

Área

Clínico

Instituições

Hospital Ortopédico e Medicina Especializada - Distrito Federal - Brasil, Instituto de Pesquisa e Ensino do HOME - Distrito Federal - Brasil

Autores

GABRIEL DA COSTA SILVEIRA, ANA BEATRIZ GUTMACHER GALVÃO, JOÃO PEDRO MENDES GONTIJO, ACACIO QUEIROZ SILVA NETO, MARIA EDUARDA CARVALHO SANTOS, MARCELA FORTALEA BRANDES DE SOUZA, VINICIUS CARDOSO RIBEIRO VASCONCELOS, GUILHERME RIBEIRO NARDI, ANA BEATRIZ ASSUNÇÃO BORGES, LUCAS BARBOSA NONATO